ISSN 2594-5327
65º Congresso ABM — vol. 65, num.65 (2010)
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Resumo
Este artigo objetiva identificar os valores da organização e os valores que os funcionários atribuem ao trabalho, relacionando-os com os valores manifestos da organização. O método utilizado foi o estudo de caso do tipo descritivo. O procedimento metodológico baseou-se nas escalas de valores relativos ao trabalho e valores organizacionais. Foi realizada uma pesquisa documental para o levantamento dos valores manifestos da organização. Os instrumentos foram aplicados em uma amostra correspondente a 17% da população total da empresa. Os respondentes são funcionários da área administrativa e produtiva. Os dados foram tratados conforme padronização dos instrumentos. Após tabulação dos instrumentos os resultados foram comparados com a cultura manifesta da empresa. Os resultados apontam uma relação entre os valores atribuídos ao trabalho e os valores organizacionais. Esta relação deve-se ao fato de que valores são princípios, crenças ou normas que os indivíduos possuem intrínsecos a sua essência e que acabam por nortear não somente suas escolhas, mas como sua vida e sua percepção de mundo. Existe uma divergência entre os valores percebidos na escala de valores organizacionais com os valores pregados pela organização. A organização divulga, entre outros valores, a importância da ética. Constatouse que apesar dos valores da empresa ser amplamente divulgados, existe uma tendência em atribuir valores mais de obtenção de resultados do que valores éticos.
This article aims to identify the organization's values and the values that employees attribute to the work, relating them to organization’s values expressed. The method used was a descriptive case study. The methodological approach was based on the scales of work values and organizational values. A documentary research was carried out for the survey of values manifested in the organization. The instruments were applied to a sample equivalent to 17% of the total company. Respondents are employees of administrative and productive area. The data were treated as instruments standardization. After tabulation of the instruments the results were compared with the culture expressed in the company. The results show a connection between the values attributed to work and organizational values. This relation is due to the fact that values are principles, beliefs or norms that individuals have intrinsically in their essence and not only lead their choices, but their life and perception of the world. There is a difference between the values perceived in the organizational values scale with the values preached by the organization. The organization divulge, among other values, the importance of ethics. It was found that despite the company's values are widely spread; there is a tendency to assign values which get higher results more than ethical values.
Palavras-chave
Valores atribuídos ao trabalho; Valores organizacionais; Valores manifestos.
Values assigned to work; Organizational values; Manifest values.
Como citar
Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues;
Fontes, Gabriela Azevedo Prado;
Muniz, Adriana Roman.
VALORES ATRIBUÍDOS AO TRABALHO E À ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO NA EMPRESA ÓRICA BRASIL LTDA.
,
p. 2889-2901.
In: 65º Congresso ABM,
Rio de Janeiro,
2010.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-16556