ISSN 2594-5327
68º Congresso da ABM — vol. 68, num.68 (2013)
Título
DOI
Downloads
Resumo
A busca pela vantagem competitiva por meio da descoberta de informações relevantes para o negócio - inteligência empresarial- vem sendo um dos pontos principais da gestão de empresas da atualidade, como as do setor automotivo. Nesse ínterim o uso do conceito de convergência tecnológica nas organizações tem demonstrado grandes possibilidades na geração dessas informações. O estudo a seguir pretende, por meio da análise do conceito de convergência aplicado na manufatura do setor automotivo, comprovar a teoria de que é possível agregar-se valor, por meio de informações extraídas de áreas operacionais das organizações aumentando a vantagem competitiva em tempo real. Os resultados potencializou a descoberta de conhecimentos diferenciados dos processos operacionais estudados, permitindo benefícios tangíveis como aumento da eficiência operacional e agilidade na tomada de decisão.
The search for competitive advantage through the discovery of information relevant to the business - business intelligence-has been a major focus of management companies today such as the automotive sector. Meanwhile the use of the concept of technological convergence in organizations has shown great potential in generating such information. The following study aims, through the analysis of the convergence concept applied in automotive manufacturing, proving the theory that it is possible to add value through information extracted from operational areas of organizations increasing competitive advantage in real-time . The results increased the knowledge discovery differentiated operational processes studied, allowing tangible benefits such as increased operational efficiency and agility in decision making.
Palavras-chave
Convergência tecnológica; Competitividade organizacional; Setor automotivo.
Technological convergence; Competitiveness organizational; Automotive sector.
Como citar
Bento, Alexandre Rodizio;
Oliveira, Tatiana Souto Maior de.
A CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL NO SETOR AUTOMOTIVO
,
p. 3480-3489.
In: 68º Congresso da ABM,
São Paulo,
2013.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-23444