Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

64º Congresso Anual da ABM vol. 64, num.64 (2009)


Título

AVALIAÇÃO DA CORROSÃO DE PONTES METÁLICAS DA FERROVIA TURÍSTICA ENTRE AS CIDADES DE MARIANA E OURO PRETO/MG

THE PHENOMENON OF THE CORROSION IN METALLIC BRIDGES BY TOURISTIC RAILROAD BETWEEN THE CITIES OURO PRETO AND MARIANA

DOI

10.5151/2594-5327-14860

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Resumo

Este trabalho analisou alguns fenômenos patológicos que ocorrem em pontes metálicas da ferrovia turística entre as cidades de Ouro Preto e Mariana/MG. Foram avaliadas a capacidade de carregamento de uma estrutura, denominada “Ponte da Barra”, e a influência da corrosão em duas pontes. Para obtenção de dados das pontes foi realizada inspeção visual com registro fotográfico. Também foi realizada a modelagem numérica através de elementos finitos (elemento de barra com seis graus de liberdade por nó), visando analisar o comportamento estrutural da ponte antes e após reforço estrutural. Desta maneira possibilitou-se a avaliação da estabilidade da mesma, e também a avaliação da eficiência do reforço estrutural proposto. A análise numérica foi viabilizada através de parâmetros levantados in loco, como geometria, propriedades mecânicas e fatores patológicos. Concluiu-se que: o sistema de arco rígido utilizado para reforço estrutural agravou sistematicamente a estabilidade global da ponte, introduzindo acréscimo de carga aos elementos estruturais mais críticos.

 

This work sought to diagnose and propose solutions for the pathological phenomena occurring on the bridge called "Ponte da Barra" (a metallic bridge that was restored and reinforced for use by the Tourist-Culture Railroad between Ouro Preto and Mariana/MG). To obtain the bridge profile, a visual inspection and photographic registers were performed to evaluate existing pathologies. Numerical modeling was also performed, using finite elements (bar elements with six degrees leeway per nodule), aiming to analyze the bridge's structural behavior before and after reinforcement. This permitted evaluation of the bridge's stability as well as the efficiency of the structural reinforcement proposed. The numerical analysis proved feasible when parameters measured in situ, such as geometry, mechanical properties and pathological factors were implemented. The conclusion reached was that the rigid-arch system used for structural reinforcement systematically diminished the overall stability of the bridge, introducing a load increase on the most critical structural elements.

Palavras-chave

Pontes metálicas ferroviárias; Inspeção; Corrosão; Simulação.

Metallic bridges; Inspection; Corrosion; Simulation.

Como citar

Cardoso, Manoel Gonçalves; Araújo, Ernani Carlos de; Cândido, Luiz Cláudio. AVALIAÇÃO DA CORROSÃO DE PONTES METÁLICAS DA FERROVIA TURÍSTICA ENTRE AS CIDADES DE MARIANA E OURO PRETO/MG , p. 1451-1460. In: 64º Congresso Anual da ABM, Belo Horizonte, 2009.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-14860