ISSN 2594-5327
60º Congresso Anual da ABM — vol. 60, num.60 (2005)
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Resumo
O objetivo deste estudo foi caracterizar o comportamento sob corrosão cíclica dos aços inoxidáveis utilizados em sistema de exaustão automotivo, em função do meio corrosivo provocado pela condensação dos gases de combustão na região fria deste sistema (abafador, silencioso e tubo de saída). O fenômeno cíclico é associado as condições de uso do veículo, principalmente durante as suas partidas e paradas. Amostras dos aços inoxidáveis Acesita 409, 439, 434, 304 e aço carbono aluminizado, que vem sendo largamente utilizados nestes componentes, foram submetidas aos ensaios de corrosão cíclica utilizando o Dip Dry, equipamento desenvolvido para simular estas condições. Os corpos de prova utilizados foram preparados com e sem o dispositivo para simular a presença de frestas, que são as duas condições típicas encontradas nos componentes da parte fria deste sistema. Esta caracterização permitiu avaliar o comportamento e obter uma classificação dos diferentes aços testados, onde o aço inox 409A já nos ensaios do Dip Dry sem frestas apresentou uma resistência a corrosão bem superior ao aço carbono aluminizado, enquanto as outras ligas inox testadas (439A, 434A e 304A) tiveram um desempenho superior ao aço inox 409A. Para os ensaios com frestas os aços inox 304A e 434A tiveram uma resistência a corrosão mais destacada e bem superior ao aço inox 409A, sendo que o aço inox 439A apresentou um comportamento intermediário, mas com uma tendência de desempenho mais próxima do aço 434A para tempos maiores (2000 horas).
This study has characterized the behavior of cyclical corrosion of stainless steels grades used in automotive exhaust systems, as a function of corrosive medium provoked by combustion gases in the downstream parts (muffler, resonator and tubes), where corrosion problems occurs in internal parts. Samples of Acesita stainless steels grades 409, 439, 434, 304 were tested using Dip Dry equipment, which was developed to simulate internal automotive exhaust conditions, and aluminized carbon steel, that has also been used in automotive components. These samples were prepared with and without a device to simulate crevice presence, typical conditions found in the downstream parts automotive exhaust system. This characterization allowed the classification and behavior evaluation of the different tested grades, where 409 grade even in a condition without crevice device presented better corrosion resistance than aluminized carbon steel. The other stainless steels grades tested (439A, 434A and 304A) showed better performance than 409A grade in all conditions. In the crevice condition, 304A and 434A grades showed the best corrosion resistance performance and 439 grade presented an intermediate behavior, with tendency of similar results of 434A grade after 2000 hours test.
Palavras-chave
Corrosão cíclica; Aços inoxidáveis; Sistema de exaustão automotivo.
Cyclical corrosion; Stainless steels; Automotive exhaust sytems.
Como citar
Alves, Hélio José Batista;
Oliveira, Isabel Noemi Gonçalves de;
Monteiro, Ronildson Geraldo;
Santandrea, Rodney;
Carvalho, José Antônio Nunes de.
CARACTERIZAÇÃO DA CORROSÃO CÍCLICA DE AÇOS INOXIDÁVEIS UTILIZADOS EM SISTEMA DE EXAUSTÃO AUTOMOTIVO
,
p. 74-85.
In: 60º Congresso Anual da ABM,
Belo Horizonte,
2005.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0009