Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

68º Congresso da ABM vol. 68, num.68 (2013)


Título

GESTÃO DE ATRITO DE TRILHOS FEROVIÁRIOS: CICLO IDEAL DE LUBRIFICAÇÃO MÓVEL

MANAGEMENT OF FRICTION OF RAILWAY TRACKS: CYCLE IDEAL FOR MOBILE LUBE

DOI

10.5151/2594-5327-23412

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Resumo

A situação precoce de desgaste lateral do trilho juntamente com a presença de defeitos superficiais, ruído excessivo e descarrilamentos, trouxe à tona um assunto de vital importância para conceituadas ferrovias: Gestão de Atrito. Desta forma, iniciou-se um trabalho investigativo para entender o comportamento das graxas de lubrificação do contato roda-trilho. Os objetivos deste trabalho são analisar o desempenho de quatro diferentes tipos de graxas mediante compatibilidade com o sistema de lubrificação móvel; e avaliar o comportamento das mesmas nas curvas de raio apertado (R < 350 m) no Test Site de lubrificação em curvas apertadas VLI. Os testes foram realizados com o sistema de Lubrificação Móvel, o qual faz a operação entre Betim e Divinópolis, desenvolvido para aplicar um filete controlado de graxa na linha de bitola (16 mm do topo do trilho) dos trilhos externos aplicados na via permanente.As medições com o Tribômetro foram realizadas tanto no Canto de Bitola (Gauge Face) quanto no Topo do Trilho (Top of Rail) e com os resultados destes testes foi possível elencar o ranking de desempenho das graxas e levantar o ciclo ideal de lubrificação.

 

The situation of early rail side wear along with the presence of surface defects, excessive noise and derailments, brought up an issue of vital importance to reputable railways: Friction Management. Thus began investigate work to understand the behavior of lubrication greases of the wheel-rail contact. The objectives of this study were to analyze the performance of four different types of greases upon compatibility the mobile lubrication system and the behavior of the same tight radius curve (R < 350 m) on the Test Site lubrication in tight curves of VLI. The tests were permormed with the mobile system, wich makes operation between Betim and Divinopolis developed to apply a bead of grease in controlled gauge face line (16 mm of the top of rail) high rails applied in the railway. As measurements with the tribometer were performed both in gauge corner and top of rail and the results of these tests was possible to list the ranking performance of greases and the ideal cycle lubrication.

Palavras-chave

Gestão de atrito; Desempenho de graxas; Ciclo de lubrificação móvel de trilhos.

Management of rails attrition; Grease performance; Ideal cycle for lubrication.

Como citar

Viana, Thiago Gomes. GESTÃO DE ATRITO DE TRILHOS FEROVIÁRIOS: CICLO IDEAL DE LUBRIFICAÇÃO MÓVEL , p. 3292-3302. In: 68º Congresso da ABM, São Paulo, 2013.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-23412