Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

61º Congresso Anual da ABM vol. 61, num.61 (2006)


Título

QUALIFICAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA, FATOR ESTRATÉGICO PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DO CLIENTE CST

WORKFORCE QUALIFICATION – A STRATEGIC FACTOR TO MEET CST’S NEEDS AS A CLIENT

DOI

10.5151/2594-5327-0231

Downloads

Baixar Artigo 125 Downloads

Resumo

Os autores demonstram a viabilidade em investir na qualificação de pessoal para suprir necessidades de contratação de mão de obra qualificada, citando a implementação do Programa de Qualificação da Mão-de-Obra (PQM), direcionado para oportunizar o 1o emprego e ao mesmo tempo municiar a empresa de jovens profissionais qualificados, como um projeto bem concebido e inédito na área de serviços. Utilizou-se a seguinte metodologia: Contratação de profissionais com o conhecimento, porém sem a experiência mínima necessária; Desenvolvimento de parcerias com instituições de ensino e empresas, para complementar a qualificação técnica, através da reciclagem teórica e prática, objetivando a redução das carências levantadas; Estabelecimento de metas de controle do desempenho destes treinandos e constante monitoramento; Investimento na montagem de um laboratório voltado para a qualificação de mecânicos de manutenção, focada na área de atuação da Magnesita Service. Os principais resultados esperados eram: Formação de no mínimo 05 turmas, até final de 2005, inserindo 100 novos profissionais no mercado de trabalho; Retenção, em cada turma formada, de no mínimo 60% dos profissionais contratados; Renovação de 10% do efetivo da empresa, todos com formação técnica em mecânica.

 

The authors present the viability of investing in workforce qualification to meet the needs of recruiting qualified workforce. The implementation of the Workforce Qualification Program (PQM), which aims to give first job opportunity as well as provide the companies with qualified personnel through a well-developed breakthrough project. The following methodology was used: Hiring knowledgeable professionals who have not reached a minimal level of experience; Development of partnerships with schools and companies to complement the technical qualification through theoretical and practical recycling aiming to reduce the needs identified; Establishment of performance control targets and constant monitoring of the trainees; Investment in the assembly of a laboratory to qualify maintenance mechanics focused on the Magnesita Service field of work. The main results expected were: Graduation of a minimum of five (05) groups until the end of 2005, which will bring 100 new professionals to the work market; Keeping from each group, at least 60% of the professionals recruited; Renewal of 10% of the company staff – all of them holding a technical degree in mechanics.

Palavras-chave

Capacitação; Mão-de-obra; Qualificação.

Qualification; Workforce.

Como citar

Pontes, Carlos Eduardo Magalhães; Souza, Jeferson Ferreira de; Gomes, Letícia Pereira. QUALIFICAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA, FATOR ESTRATÉGICO PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DO CLIENTE CST , p. 2026-2033. In: 61º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2006.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0231