Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

68º Congresso da ABM vol. 68, num.68 (2013)


Título

SOLDAGEM DO AÇO NAVAL AH36 NACIONAL PRODUZIDO PELA ROTA TMCP UTILIZANDO OS PROCESSOS DE ARAME TUBULAR NA RAIZ E ENCHIMENTO COM ARCO SUBMERSO COM UM ARAME

THE WELDING OF THE BRAZILIAN NAVAL STEEL AH36 PROCESSED VIA TMCP ROUTE USING THE FCAW PROCESSES WITH SHIELDING GAS AT THE ROOT AND SUBMERGED ARC WELDING WITH ONE WIRE

DOI

10.5151/2594-5327-23633

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Resumo

A indústria naval passa por um período de revitalização, crescimento e adequação tecnológica promovida pela exploração do petróleo no Pré-Sal e pela demanda crescente de novos navios petroleiros. O objetivo deste trabalho é realizar a soldagem do aço naval AH 36 nacional processado via rota TMCP utilizando os processos de soldagem arame tubular de proteção gasosa na raiz e enchimento com arco submerso de um arame. Este estudo foi baseado na norma AWS D1.1 sendo utilizados os ensaios mecânicos de tração, dobramento e de dureza juntamente com a caracterização metalográfica da junta soldada. Foi utilizada uma chapa com comprimento de 500 mm, 300 mm de largura, 20,5 mm de espessura e um chanfro em duplo "V". Os resultados mostraram que a junta soldada não apresentou nenhuma descontinuidade nos corpos de prova submetidos ao ensaio de dobramento, os corpos de prova do ensaio de tração apresentaram limite de resistência máxima de 561 MPa e o rompimento foi localiza do no metal de base. A análise do ensaio de dureza apresentou valores médios de 220 HV para o metal de base, 280 HV para a ZAC e de 250 HV para o metal de solda, mostrando que todos os valores obtidos estão dentro da norma. Pela análise da macrografia obteve-se, nos passes de acabamento, a maior extensão da ZAC com 8,19 mm de comprimento. Mediante análise dos resultados obtidos observou-se a compatibilidade da soldagem com os parâmetros necessários para a qualificação da junta. segundo a norma AWS D1.1.

 

The Brazilian shipbuilding industry is going through a period of revitalization, growth and technological adequacy promoted by the petroleum exploration in the presalt and the increasing demand for new petroleum ships. The main goal of this work is to study the welding of the Brazilian naval steel AH36 processed via TMCP route using the gas shielded FCAW process at the root pass and submerged arc welding wire in filling and finishing passes. This study was based on AWS standard D1.1 to qualify the welded joint. It was used mechanical tests, such as: tensile, bending and hardness tests, together with metallographic characterization of the weld. A plate of 500 mm long, 300 mm wide, 20.5 mm thick and a double V groove. The results showed that the welded joint did not present any discontinuity in the specimens subjected to the bending test. The tensile test presented a maximum resistance limit of 561 MPa and the rupture was located in the base metal. The analysis of the hardness test revealed mean values of 220 HV for the metal base, 280 HV for HAZ, and 250 HV for the weld metal, which are within the standard requirements. The macrograph depicted the greatest extension of HAZ, with 8.19 mm in length, at the finishing passes. The results are in agreement to the AWS D1.1 standard for qualification of the welding procedure.

Palavras-chave

Aço AH36; Rota TMCP; Arame tubular; Arco submerso.

AH36 stee, ; Via TMCP; Flux cored wire; Submerged arc welding.

Como citar

Ribeiro, Anderson Clayton Nascimento; Rodrigues, Luiz Fernando de Oliveira; Assunção, Hugo; Junior, Jaime Casanova Soeiro; Brandi, Sérgio Duarte. SOLDAGEM DO AÇO NAVAL AH36 NACIONAL PRODUZIDO PELA ROTA TMCP UTILIZANDO OS PROCESSOS DE ARAME TUBULAR NA RAIZ E ENCHIMENTO COM ARCO SUBMERSO COM UM ARAME , p. 4270-4283. In: 68º Congresso da ABM, São Paulo, 2013.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-23633