ISSN 2594-5327
49º Congresso anual — Vol. 49, Num. 1 (1994)
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Resumo
O aumento da demanda do aço ABNT 409, na última década, se deve em virtude deste aço começar a ser utilizado pela indústria automobilística na confecção de sistemas de exaustão de veículos automotores leves, em substituição ao aço do tipo AISI 1020, niquelado ou aluminizado. A inclusão no sistema de exaustão do conversor catalítico a partir das novas regulamentações mundiais dos limites de emissão de poluentes na atmosfera por veículos automotores, aumentando o gasto de material e o custo na fabricação desse sistema, levou a indústria automobilística a procurar outros materiais que apresentassem uma performance similar aos materiais convencionais, associada ao baixo custo. Os aços inoxidáveis ferríticos do tipo 409L, estabilizado ao titânio, e do tipo 410L, não estabilizado, vêm apresentando resultados satisfatórios, substituindo com boas vantagens os materiais convencionais, como ferro fundido e aços aluminizados, até então utilizados na fabricação de equipamentos automotivos de exaustão de poluentes. Essa substituição se deve à associação da excelente fadiga térmica e boa conformabilidade apresentada por esses aços, levando à redução da espessura da parede dos equipamentos e com isso à diminuição na relação peso/volume, que implica na redução de gasto de material e na redução de custo de combustível, além de apresentar maior resistência às variações dos meios corrosivos internos e externos ao veículo. O aço do tipo ABNT 409 apresenta no processo de laminação um tipo de defeito superficial conhecido como esfoliação, que se dá por intensos lascamentos superficiais, acarretando a presença de marcas ao longo de toda a superfície do lingote. Essa presença ou ausência de marcas é o principal determinante da qualidade superficial dos lingotes. Essas marcas possivelmente ocorrem da presença de inclusões, grandes carbetos de titânio ou carbonitretos de titânio grosseiros, superficiais, que durante o processo de lingotamento contínuo promovem lascamentos superficiais e o aparecimento de marcas superficiais indesejáveis nas chapas. Neste sentido, sugeriu-se a substituição total e parcial do titânio pelo nióbio, como elemento estabilizador dos intersticiais C e N do aço tipo ABNT 409 comercial, objetivando-se a obtenção da região superficial do lingote com a precipitação de carbetos e carbonitretos de nióbio, mais finamente dispersos, reduzindo desta forma a esfoliação, e obter um material de menor custo e desempenho semelhante aos materiais convencionais.
Palavras-chave
aço inoxidável ferrítico, ABNT 409, nióbio, esfoliação, laminação, sistema de exaustão automotivo
Como citar
SANTOS, GEORGE ANTONIO DOS; ROLLO, JOÃO MANUEL DOMINGOS DE ALMEIDA; LORENZO, PEDRO LUIZ DI.
AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO DO TIPO ABNT 409 AO NIÓBIO NO ESTADO LAMINADO PLANO,
p. 3707-3714.
In: 49º Congresso anual,
Rio de Janeiro, Brasil,
1994.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/2594-5327-49v8-189-196