ISSN 2594-5327
49º Congresso anual — Vol. 49, Num. 1 (1994)
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
O desenvolvimento de materiais para cilindros de laminação tem, para algumas aplicações, a necessidade da avaliação da tenacidade. Essa análise é crítica para cilindros desbastadores com canais profundos para laminação a quente de não-planos. Podem ocorrer rupturas nesses cilindros a partir de trincas térmicas nucleadas nas raízes desses canais. Para essas aplicações, vêm sendo especificados cilindros de aço fundido ou forjado com melhor resistência à quebra, sendo favorecido o último. A Aços Villares S.A., em conjunto com o IPEN, vem caracterizando a tenacidade da família de materiais utilizados nestas aplicações. São apresentados os resultados de diferentes ensaios para a avaliação comparativa da tenacidade entre um cilindro de aço forjado e um cilindro de aço fundido do tipo: 1,4% C - 1,0% Cr - 1,0% Ni. O cilindro forjado apresentou melhores resultados de tenacidade quando avaliado através de ensaios de impacto com e sem entalhe, além de melhores resultados de resistência mecânica, estricção e alongamento para mesmos valores de dureza. A tenacidade avaliada pelo parâmetro K_IC nas duas condições de processamento situou-se no intervalo de 32 a 35 MPa·m^1/2. Essas observações estão relacionadas aos aspectos microestruturais do material nas duas condições.
Palavras-chave
cilindros de laminação, aço forjado, aço fundido, tenacidade, microestrutura
Como citar
de, Carvalho, Miguel Angelo; de, Andrade, Arnaldo H. Paes; V., Soares, Maria Conceição B.; Eduardo, Cannizza,; Stuart, Nogueira, Marcos A..
Análise comparativa da tenacidade entre cilindros de aço fundido e forjado aplicados na laminação a quente de não-planos,
p. 415-428.
In: 49º Congresso anual,
Rio de Janeiro, Brasil,
1994.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/2594-5327-49v1-415-428