ISSN 2594-5297
40º Simpósio de Laminação — Vol. 40, Num. 40 (2003)
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Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do recozimento na estampabilidade do aço livre de intersticial (LI). Para isto, propriedades mecânicas (coeficiente de encruamento e de anisotropia e outras) das bobinas que sofreram recozimento contínuo ou em caixa foram analisadas. Para atingir o objetivo desta pesquisa, uma corrida de aço LI foi produzida na USIMINAS com composição química adequada e controle rigoroso de alguns parâmetros de processo, de modo a se atingir uma excelente estampabilidade. Após a laminação a frio, as chapas foram submetidas aos tratamentos de recozimento contínuo ou em caixa e, em seguida, foram cortadas e identificadas. As peças foram estampadas alternadamente na FIAT Automóveis em sequência de prensas, e, posteriormente, curadas no processo de pintura. Amostras para ensaios mecânicos foram retiradas em diferentes etapas do processo integrado (fabricação/estampagem). Com a metodologia implementada, o desempenho na estampagem industrial foi comparado. As propriedades mecânicas do material -de recozimento contínuo foram mais uniformes, quando comparadas com o material de recozimento em caixa. O material de recozimento contínuo apresentou o melhor desempenho no experimento, e este resultado foi consistente posteriormente. O custo de produção foi mais influenciado pela reparação nas peças estampadas.
O objetivo deste trabalho foi analisar a influência do recozimento na estampabilidade do aço livre de intersticial (LI). Para isto, propriedades mecânicas (coeficiente de encruamento e de anisotropia e outras) das bobinas que sofreram recozimento contínuo ou em caixa foram analisadas. Para atingir o objetivo desta pesquisa, uma corrida de aço LI foi produzida na USIMINAS com composição química adequada e controle rigoroso de alguns parâmetros de processo, de modo a se atingir uma excelente estampabilidade. Após a laminação a frio, as chapas foram submetidas aos tratamentos de recozimento contínuo ou em caixa e, em seguida, foram cortadas e identificadas. As peças foram estampadas alternadamente na FIAT Automóveis em sequência de prensas, e, posteriormente, curadas no processo de pintura. Amostras para ensaios mecânicos foram retiradas em diferentes etapas do processo integrado (fabricação/estampagem). Com a metodologia implementada, o desempenho na estampagem industrial foi comparado. As propriedades mecânicas do material -de recozimento contínuo foram mais uniformes, quando comparadas com o material de recozimento em caixa. O material de recozimento contínuo apresentou o melhor desempenho no experimento, e este resultado foi consistente posteriormente. O custo de produção foi mais influenciado pela reparação nas peças estampadas.
Palavras-chave
laminação, recozimento, estampagem e aço LI.
laminação, recozimento, estampagem e aço LI.
Como citar
da Silva Braga Júnior, Fausto; Rubens G. Carneiro, José; J. Vilela, Jefferson.
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO RECOZIMENTO EM CAIXA E CONTÍNUO NA ESTAMPABILIDADE DO AÇO LIVRE DE INTERSTICIAL,
p. 63-72.
In: 40º Simpósio de Laminação,
Vitória - ES, Brasil,
2003.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LA3366