Powered by Blucher Proceedings

Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

48º Congresso anual Vol. 48, Num. 1 (1993)


Título

Avaliação da Viabilidade Técnica da Refrigeração de Lanças por Nebulização de Água

None

Autoria

DOI

10.5151/2594-5327-48v2-707-716

Downloads

0 Downloads

Resumo

Estudos teóricos anteriores indicam que a escolha criteriosa dos intervalos de injeção e repouso de lanças siderúrgicas é essencial para seu desempenho térmico. Além disso, manter o fluxo de gás durante o repouso melhora ligeiramente a taxa de refrigeração. Com base nas propriedades térmicas da água, foi avaliado o uso da nebulização de água como método de refrigeração durante o repouso das lanças. Assumindo 100% de evaporação da água, utilizaram-se equações diferenciais resolvidas por diferenças finitas para calcular os tempos de resfriamento. Os resultados mostram que o tempo necessário para resfriamento com nebulização é cerca de 40% do tempo convencional. Estima-se a necessidade de 10 kg de água por metro de lança submersa. Após múltiplos ciclos térmicos, observou-se que a temperatura da alma permanece inferior à média ponderada da lança, melhorando sua durabilidade térmica.

 

Palavras-chave

lança siderúrgica , nebulização de água , refrigeração térmica , resfriamento por evaporação , método das diferenças finitas

Como citar

Pires, Roberto Cleto; Pires, Eduardo Cleto; Godoy, Evandro Fior; Ussem, Nilson. Avaliação da Viabilidade Técnica da Refrigeração de Lanças por Nebulização de Água, p. 1479-1488. In: 48º Congresso anual, Rio de Janeiro, Brasil, 1993.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/2594-5327-48v2-707-716