ISSN 2594-5327
71º Congresso Anual da ABM — Vol. 71, Num. 71 (2016)
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
Atualmente uma das maiores preocupações da humanidade está relacionada as questões ambientais, o que tem motivado a pesquisa e o desenvolvimento de materiais provenientes de recursos renováveis e ambientalmente amigáveis. A despeito disso, este trabalho objetiva comparar a resistência de compósitos desenvolvidos com fibras naturais e, portanto, ambientalmente amigável e de compósitos desenvolvidos com fibras de vidro, que por sua vez apresentam impactos ambientais desde a fabricação até o descarte. Foram fabricados 13 corpos de provas para amostras contendo 0% de fibra, 30% de fibra de curauá e 30% de fibra de vidro na matriz epoxídica e ensaiado na máquina de tração. Os resultados obtidos apresentam valores bastante superiores para as amostras contendo fibras de vidro, contudo, ao relacionar a tensão do compósito com a respectiva densidade da fibra, foi possível constatar que os compósitos com fibras naturais chegam a apresentar resultados superiores aos compósitos fabricados com fibras de vidro. É possível concluir, portanto, que do ponto de vista da propriedade mecânica em questão é possível substituir as fibras de vidro por fibras de curauá.
Palavras-chave
Compósito, Fibras naturais, Fibra de vidro, Propriedades mecânicas
Composite, Natural fiber, Fiberglass, Mechanical Properties
Como citar
Vieira, Carlos Mauríco Fontes; Monteiro, Sérgio Neves; Vieira, Janaina da Silva; Margem, Frederico Muylaert; Ferreira, Jordana Barreto; Maciel, Natália de Oliveira Roque; Ribeiro, Carolina Gomes Dias.
COMPARATIVE MECHANICAL ANALYSIS BETWEEN EPOXY COMPOSITE REINFORCED WITH CURAUA AND EPOXY COMPOSITE REINFORCED WITH FIBERGLASS,
p. 620-626.
In: 71º Congresso Anual da ABM,
Rio de Janeiro,
2016.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/1516-392X-27729