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Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

30º Simpósio de Laminação Vol. 30, Num. 30 (1993)


Título

DESENVOLVIMENTO DE DISCOS DE METAL DURO PARA LAMINADORES DE ALTA VELOCIDADE

DESENVOLVIMENTO DE DISCOS DE METAL DURO PARA LAMINADORES DE ALTA VELOCIDADE

Autoria

DOI

10.5151/2594-5297-LA1160

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Resumo

Discos de metal duro são compostos por partículas de carboneto de tungstênio distribuídas em uma matriz de cobalto, tornando-se o principal material utilizado para laminação de fio-máquina. Em 1989, a SMJ se propôs a aumentar a velocidade de laminação de 90 para 105 m/s, para bitolas de 5,50 a 6,30 mm. No entanto, um fato até então desconhecido passou a ocorrer: grandes lascas começaram a se desprender dos discos de metal duro do Bloco Acabador provocando grandes perdas de produção. Vários fatores importantes foram abordados, a saber: tamanho de carboneto e percentual de cobalto na matriz do metal duro, capacidade de resfriamento, tonelagem laminada por canal e profundidade de usinagem dos discos. Basicamente, foi aumentado o tamanho de carboneto de 4-6 para 6-16pm e o teor de cobalto para garantir aumento na tenacidade e, foi otimizado o sistema de refrigeração de canal para reduzir a variação cíclica de temperatura na superfície do metal duro, contribuindo para reduzir a nucleação de trincas por fadiga térmica. Com este trabalho, a SMJ reduziu perdas da ordem de USS 150.000,00/mês para apenas US$ 9.600,00/mês, computados em dezembro de 1992.

 

Discos de metal duro são compostos por partículas de carboneto de tungstênio distribuídas em uma matriz de cobalto, tornando-se o principal material utilizado para laminação de fio-máquina. Em 1989, a SMJ se propôs a aumentar a velocidade de laminação de 90 para 105 m/s, para bitolas de 5,50 a 6,30 mm. No entanto, um fato até então desconhecido passou a ocorrer: grandes lascas começaram a se desprender dos discos de metal duro do Bloco Acabador provocando grandes perdas de produção. Vários fatores importantes foram abordados, a saber: tamanho de carboneto e percentual de cobalto na matriz do metal duro, capacidade de resfriamento, tonelagem laminada por canal e profundidade de usinagem dos discos. Basicamente, foi aumentado o tamanho de carboneto de 4-6 para 6-16pm e o teor de cobalto para garantir aumento na tenacidade e, foi otimizado o sistema de refrigeração de canal para reduzir a variação cíclica de temperatura na superfície do metal duro, contribuindo para reduzir a nucleação de trincas por fadiga térmica. Com este trabalho, a SMJ reduziu perdas da ordem de USS 150.000,00/mês para apenas US$ 9.600,00/mês, computados em dezembro de 1992.

Palavras-chave

Disco de metal duro; Laminação de fio-máquina; Carboneto de tungstênio; Cobalto; Lascamento; Refrigeração

Disco de metal duro; Laminação de fio-máquina; Carboneto de tungstênio; Cobalto; Lascamento; Refrigeração

Como citar

Oliveira de Medeiros, Iran; Herbert Darnm, Heinz; Alves de Mendonça, Alexandre. DESENVOLVIMENTO DE DISCOS DE METAL DURO PARA LAMINADORES DE ALTA VELOCIDADE, p. 57-72. In: 30º Simpósio de Laminação, Joinville - SC, Brasil, 1993.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LA1160