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Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

49º Congresso anual Vol. 49, Num. 1 (1994)


Título

Desgaste associado à corrosão em camisas e revestimentos de anéis de motores diesel pesado

Autoria

DOI

10.5151/2594-5327-49v11-109-126

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Resumo

Estudou-se o efeito da adição de partículas duras de Cr₃C₂ na resistência ao desgaste de revestimentos de anéis de pistão de primeiro canalete (anéis de compressão) de motores de combustão interna, variando as condições de funcionamento do motor no que se refere ao óleo lubrificante e óleo Diesel, mantendo constante o material dos cilindros, nos quais trabalham os anéis. Os revestimentos dos anéis de primeiro canalete foram obtidos através de aspersão térmica por plasma, tendo-se adicionado partículas de Cr₃C₂ a um revestimento de composição base 80% de “molibidênio” e 20% de um microconstituinte rico em níquel. Os cilindros eram de ferro fundido cinzento perlítico e foram fabricados por fundição centrífuga. Os resultados indicam que a adição de partículas duras aumenta a resistência ao desgaste dos revestimentos aspergidos por plasma desse estudo, sendo que o desgaste desses revestimentos era maior quando utilizado Diesel com alto teor de enxofre, o que aumenta o desgaste corrosivo. Os cilindros apresentam desgaste similar e desprezível, trabalhando com revestimento contendo e não contendo partículas de Cr₃C₂, quando o Diesel tem baixo enxofre. Ao utilizar Diesel com alto enxofre, ocorre um aumento substancial do desgaste dos cilindros. Os resultados obtidos são discutidos a partir de observações realizadas em microscópio eletrônico de varredura.

 

Palavras-chave

desgaste, corrosão, Cr₃C₂, motores diesel, revestimento por aspersão térmica

Como citar

Vatavuk, Jan; Vieira, Renato Rocha. Desgaste associado à corrosão em camisas e revestimentos de anéis de motores diesel pesado, p. 5112-5129. In: 49º Congresso anual, Rio de Janeiro, Brasil, 1994.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/2594-5327-49v11-109-126