ISSN 2594-357X
24º Seminário de Mineração — Vol. 24, Num. 24 (2025)
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Resumo
O limite de umidade transportável (TML, transportable moisture limit) é um parâmetro regulatório usado para garantir a estabilidade e segurança do transporte marítimo de cargas sólidas a granel, correspondendo à umidade máxima com a qual uma carga susceptível à liquefação pode ser transportada em navios com segurança. O processo de liquefação pode ser desencadeado pela combinação de uma carga mineral contendo partículas finas, com excesso de umidade e submetida a movimentos cíclicos produzidos pela movimentação do navio no mar. O TML pode ser determinado através dos testes Modified Proctor/Fagerberg for Iron Ore Fines (PFD80) ou Proctor/Fagerberg (PFC70), dependendo das características do produto, conforme procedimentos regidos pelo Código Marítimo Internacional para Cargas Sólidas a Granel. Durante este trabalho foi realizada caracterização química, granulométrica e mineralógica seguida de determinação de TML de diferentes amostras de minérios de ferro. Os resultados obtidos confirmaram que o TML é um parâmetro que depende de diferentes características do minério, sendo que o aumento do percentual de partículas maiores que 6,3mm tende a reduzir os valores de TML, enquanto o aumento do percentual de partículas menores que 0,150mm tende a promover o efeito contrário. A redução do coeficiente de uniformidade (D60/D10) promoveu aumento do TML para algumas amostras. O percentual de PPC associado a goethita teve efeito direto no TML para todas as amostras. Além dos efeitos associados aos parâmetros granulométricos e mineralógicos a variação do TML também pode ser observada pela diferença de porosidade das partículas. As correlações obtidas poderão ser usadas para definição de composição de pilhas de produtos e melhor previsibilidade de TML antes do embarque marítimo
THE TRANSPORTABLE MOISTURE LIMIT (TML) IS A REGULATORY PARAMETER USED TO ENSURE THE STABILITY AND SAFETY OF THE MARITIME TRANSPORT OF SOLID BULK CARGOES, CORRESPONDING TO THE MAXIMUM MOISTURE AT WHICH A CARGO SUSCEPTIBLE TO LIQUEFACTION CAN BE SAFELY TRANSPORTED ON SHIPS. THE LIQUEFACTION PROCESS CAN BE TRIGGERED BY THE COMBINATION OF MINERAL CARGO CONTAINING FINE PARTICLES, WITH EXCESS MOISTURE AND SUBJECTED TO CYCLICAL MOVEMENTS PRODUCED BY THE MOVEMENT OF THE SHIP AT SEA. THE TML CAN BE DETERMINED THROUGH THE MODIFIED PROCTOR/FAGERBERG FOR IRON ORE FINES (PFD80) OR PROCTOR/FAGERBERG (PFC70) TESTS, DEPENDING ON THE CHARACTERISTICS OF THE PRODUCT, IN ACCORDANCE WITH PROCEDURES GOVERNED BY THE INTERNATIONAL MARITIME CODE FOR SOLID BULK CARGOES. DURING THIS WORK, CHEMICAL, SIZE DISTRIBUTION AND MINERALOGICAL CHARACTERIZATIONS WERE PERFORMED, FOLLOWED BY TML DETERMINATION FOR DIFFERENT IRON ORE SAMPLES. THE RESULTS OBTAINED CONFIRMED THAT TML IS A PARAMETER THAT DEPENDS ON DIFFERENT CHARACTERISTICS OF THE ORE, AND THAT AN INCREASE IN THE PERCENTAGE OF PARTICLES COARSER THAN 6.3 MM TENDS TO REDUCE TML VALUES, WHILE AN INCREASE IN THE PERCENTAGE OF PARTICLES FINER THAN 0.150 MM TENDS TO PROMOTE THE OPPOSITE EFFECT. THE REDUCTION IN THE UNIFORMITY COEFFICIENT (D60/D10) PROMOTED AN INCREASE IN TML FOR SOME SAMPLES. THE PERCENTAGE OF LOI ASSOCIATED WITH GOETHITE HAD A DIRECT EFFECT ON TML FOR ALL SAMPLES. IN ADDITION TO THE EFFECTS ASSOCIATED WITH SIZE AND MINERALOGICAL PARAMETERS, TML VARIATION CAN ALSO BE OBSERVED BY THE DIFFERENCE IN PARTICLES POROSITY. THE CORRELATIONS OBTAINED CAN BE USED TO DEFINE THE COMPOSITION OF PRODUCT STACKS AND IMPROVE TML PREDICTABILITY BEFORE SEA SHIPMENT.
Palavras-chave
TML, granulometria, mineralolgia, previsbilidade
Como citar
Limar, Neymayer Pereira; Segato, Maurício Curi.
EFEITO DE VARIáVEIS FíSICAS, QUíMICAS E MINERALóGICAS NO LIMITE DE UMIDADE TRANSPORTáVEL (TML) COMO FERRAMENTA PARA PREVISIBILIDADE NA FORMAçãO DE PILHAS PARA EMBARQUE MARíTIMO,
p. 62-72.
In: 24º Seminário de Mineração,
São Paulo, Brasil,
2025.
ISSN: 2594-357X, DOI 10.5151/2594-357X-41828