ISSN 2594-5327
49º Congresso anual — Vol. 49, Num. 1 (1994)
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
A produção de chapas finas a frio e de chapas zincadas de baixa dureza em linhas de recozimento contínuo e de zincagem por imersão a quente, a partir de aços baixo carbono acalmados ao alumínio, requer a utilização de elevadas temperaturas de bobinamento durante a laminação. Esta prática acarreta diversos problemas operacionais, como maior dificuldade de decapagem, variação de propriedades nas extremidades das bobinas e maior incidência de defeitos superficiais. Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos com um aço com adição de boro, projetado para permitir o atendimento às exigências da Norma NBR 5915 EP, com a utilização de temperaturas de bobinamento na faixa usual. Estes resultados demonstraram que os objetivos estabelecidos foram plenamente atingidos, viabilizando a produção de materiais com características mecânicas similares às dos materiais laminados a frio processados no recozimento em caixa.
Palavras-chave
aços com boro, chapas finas, estampagem profunda, zincagem a quente, recozimento contínuo
Como citar
BRITO, RICARDO DE MELLO; SABIONI, NILZA CRISTINA; MORAES, JOÃO JOSÉ DE; GONÇALVES, RONALDO; FERREIRA, MARIO; SANTARÉM, ELCIO; RENÓ, ROBERTO TEIXEIRA.
EMPREGO DE AÇOS COM ADIÇÃO DE BORO PARA A PRODUÇÃO DE CHAPAS FINAS A FRIO E ZINCADAS DE QUALIDADE ESTAMPAGEM PROFUNDA NA CSN,
p. 3585-3594.
In: 49º Congresso anual,
Rio de Janeiro, Brasil,
1994.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/2594-5327-49v8-67-76