ISSN 2594-5327
49º Congresso anual — Vol. 49, Num. 1 (1994)
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
A utilização de aços endurecíveis por envelhecimento (aços "bake-hardening") tem sido uma das alternativas amplamente utilizadas pela indústria automobilística dos países do Primeiro Mundo para a obtenção de redução do peso próprio da carroceria, sem prejuízo de suas características estruturais. Os aços "bake-hardening" se caracterizam por apresentarem uma elevada conformabilidade durante o processamento de estampagem, aumentando seu nível de resistência mecânica através de mecanismo de envelhecimento, somente após o tratamento térmico de cura da pintura. No presente trabalho são apresentadas algumas técnicas de laboratório utilizadas para avaliação/previsão do comportamento mecânico de aços "bake-hardening", especialmente no que se refere à resistência ao aparecimento de depressões (mossas), provocadas por esforços perpendiculares à superfície da peça. É feita uma análise comparativa entre estes aços e os usualmente utilizados pelas montadoras brasileiras.
Palavras-chave
aços bake-hardening, envelhecimento térmico, resistência mecânica, estampagem, indústria automobilística
Como citar
XAVIER, CARLOS ROBERTO; PALHEIROS, GEDSON JULIANO LEMOS; NASCIMENTO, ULYSSES NERY DO; BRITO, RICARDO DE MELLO; MARCELO, CÉLIO DE JESUS.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE AÇOS ENDURECÍVEIS POR ENVELHECIMENTO (BAKE-HARDENING) PARA USO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA,
p. 3565-3576.
In: 49º Congresso anual,
Rio de Janeiro, Brasil,
1994.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/2594-5327-49v8-47-58