ISSN 2594-5297
32º Simpósio de Laminação — Vol. 32, Num. 32 (1995)
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Resumo
Chapas grossas grau DH-36, destinadas a indústria naval, requerem teor de manganês relativamente alto, o que acarreta uma série de problemas durante a elaboração desse material na aciaria. Foi desenvolvido um novo aço para essa aplicação, com menor teor desse elemento de liga, com o objetivo de se minimizar tais inconvenientes e, consequentemente, facilitar seu processo de produção. A fim de se compensar a perda de propriedades mecânicas decorrente dessa alteração na liga, decidiu-se aumentar a espessura do esboço intermediário durante a fase de espera da laminação controlada. Foi verificado que tanto o aumento do grau de deformação total (placa + esboço) como o da espessura de espera concorreram para o aumento da resistência Mecânica do esboço, mas não afetaram significativamente o alongamento total e a energia absorvida no ensaio de impacto Charpy. O efeito da elevação da espessura de espeta diminuiu a medida que se aumentou o grau de deformação total, ou seja, ao se diminuir a espessura final do esboço, sendo praticamente nulo para esboços finos. De todo modo, o ganho proporcionado pelo aumento da espessura de espera não foi suficiente para compensar a perda no limite de resistência decorrente da diminuição de 20 a 40% no teor de manganês.
Chapas grossas grau DH-36, destinadas a indústria naval, requerem teor de manganês relativamente alto, o que acarreta uma série de problemas durante a elaboração desse material na aciaria. Foi desenvolvido um novo aço para essa aplicação, com menor teor desse elemento de liga, com o objetivo de se minimizar tais inconvenientes e, consequentemente, facilitar seu processo de produção. A fim de se compensar a perda de propriedades mecânicas decorrente dessa alteração na liga, decidiu-se aumentar a espessura do esboço intermediário durante a fase de espera da laminação controlada. Foi verificado que tanto o aumento do grau de deformação total (placa + esboço) como o da espessura de espera concorreram para o aumento da resistência Mecânica do esboço, mas não afetaram significativamente o alongamento total e a energia absorvida no ensaio de impacto Charpy. O efeito da elevação da espessura de espeta diminuiu a medida que se aumentou o grau de deformação total, ou seja, ao se diminuir a espessura final do esboço, sendo praticamente nulo para esboços finos. De todo modo, o ganho proporcionado pelo aumento da espessura de espera não foi suficiente para compensar a perda no limite de resistência decorrente da diminuição de 20 a 40% no teor de manganês.
Palavras-chave
Chapa grossa naval; Laminação controlada; Propriedades mecânicas
Chapa grossa naval; Laminação controlada; Propriedades mecânicas
Como citar
                        Augusto Gorni, Antonio; Soares de Souza Reis, Jackson; Norberto Paula da Silva, Carlos; Gomes Cavalcanti, Celso.
                        OTIMIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E DO PROCESSO DE LAMINAÇÃO CONTROLADA DE CHAPAS GROSSAS NAVAIS,
                        p. 375-394.
                        In: 32º Simpósio de Laminação,
                        Curitiba - PR, Brasil,
                        1995.
                        
                        ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LA4910