Powered by Blucher Proceedings

Economia Circular e Sustentabilidade


Título

TRANSFORMANDO A CAPACITAÇÃO EM ELETRICIDADE COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

TRANSFORMING ELECTRICITY SAFETY TRAINING AND CULTURE USING ACTIVE METHODOLOGIES

Autoria

DOI

10.5151/2594-5327-42542

Downloads

0 Downloads

Resumo

Este artigo visa apresentar os benefícios da adoção de metodologias ativas na capacitação em segurança com eletricidade revolucionando a forma como os profissionais da área elétrica assimilam e aplicam o conhecimento tornando o processo mais dinâmico, prático e envolvente. Será demonstrado detalhes das metodologias ativas utilizadas como simulações com realidade virtual, gamificação, prototipação e resolução de problemas com isso as capacitações deixam de ser passivas e ganham maior engajamento, facilitando a compreensão e retenção de conteúdos relevantes. Essa mudança no modelo das capacitações contribui diretamente para a redução de acidentes, aumento da percepção de risco e fortalecimento de uma cultura de segurança prevencionista onde cada colaborador se torna protagonista da sua segurança e da de seus colegas.

 

THIS ARTICLE AIMS TO PRESENT THE BENEFITS OF ADOPTING ACTIVE METHODOLOGIES IN ELECTRICAL SAFETY TRAINING, REVOLUTIONIZING THE WAY ELECTRICAL PROFESSIONALS ASSIMILATE AND APPLY KNOWLEDGE BY MAKING THE PROCESS MORE DYNAMIC, PRACTICAL AND ENGAGING. IT WILL SHOW DETAILS OF THE ACTIVE METHODOLOGIES USED, SUCH AS VIRTUAL REALITY SIMULATIONS, GAMIFICATION, PROTOTYPING AND PROBLEM-SOLVING. THIS MEANS THAT TRAINING CEASES TO BE PASSIVE AND BECOMES MORE ENGAGING, MAKING IT EASIER TO UNDERSTAND AND RETAIN RELEVANT CONTENT. THIS CHANGE IN THE TRAINING MODEL CONTRIBUTES DIRECTLY TO A REDUCTION IN ACCIDENTS, AN INCREASE IN RISK PERCEPTION AND THE STRENGTHENING OF A PREVENTIVE SAFETY CULTURE WHERE EACH EMPLOYEE BECOMES THE PROTAGONIST OF THEIR OWN SAFETY AND THAT OF THEIR COLLEAGUES.

Palavras-chave

Capacitação, Metodologias ativas, Engajamento, Realidade virtual

Training, Active methodologies, Engagement, Virtual reality

Como citar

Magalhães, Alan Gustavo; Francor, Emerson. TRANSFORMANDO A CAPACITAÇÃO EM ELETRICIDADE COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, p. 265-275. In: 2º Seminário de Economia Circular e Sustentabilidade, São Paulo, Brasil, 2025.
, DOI 10.5151/2594-5327-42542