Seminário de Logística, Suprimentos e PCP


ISSN 2594-360X

24º Seminário de Logística vol. 24, num.24 (2005)


Título

A EXPERIÊNCIA DA COSIPA NA UTILIZAÇÃO DE BALANÇA FERROVIÁRIA DINÂMICA

A EXPERIÊNCIA DA COSIPA NA UTILIZAÇÃO DE BALANÇA FERROVIÁRIA DINÂMICA

DOI

10.5151/2594-360x-0019

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Resumo

A decisão de incrementar o abastecimento de matérias primas na COSIPA por via ferroviária, gerou a necessidade de otimizar todas as etapas deste ciclo (embarcadouros / transporte / descarga). Este trabalho aborda a etapa de redução do tempo de permanência dos trens na Usina de Cubatão, e mais especificamente através da utilização de nova tecnologia de pesagem de trens em movimento. O uso deste equipamento eliminou o tempo antes necessário para pesar os vagões em balança estática, reduziu custos com a manutenção de balança, e melhorou a confiabilidade dos valores de peso obtidos, uma vez que deixou de ser realizada por amostragem (30%) e utilizando tara nominal, passando a pesar 100% de todos os vagões carregados e vazios. Apesar do equipamento ter sido submetido ao INMETRO e receber a portaria de homologação (INMETRO/DIMEL No101 de 30 de Julho de 2001), utilizamos as balanças de pesagem dinâmica e estática (que é homologada e certificada pelo INMETRO), para criar um banco de dados de tamanho suficiente, com pesagens de vagões carregados e vazios, para constatar estatísticamente que não há diferença entre esses valores.

 

A decisão de incrementar o abastecimento de matérias primas na COSIPA por via ferroviária, gerou a necessidade de otimizar todas as etapas deste ciclo (embarcadouros / transporte / descarga). Este trabalho aborda a etapa de redução do tempo de permanência dos trens na Usina de Cubatão, e mais especificamente através da utilização de nova tecnologia de pesagem de trens em movimento. O uso deste equipamento eliminou o tempo antes necessário para pesar os vagões em balança estática, reduziu custos com a manutenção de balança, e melhorou a confiabilidade dos valores de peso obtidos, uma vez que deixou de ser realizada por amostragem (30%) e utilizando tara nominal, passando a pesar 100% de todos os vagões carregados e vazios. Apesar do equipamento ter sido submetido ao INMETRO e receber a portaria de homologação (INMETRO/DIMEL No101 de 30 de Julho de 2001), utilizamos as balanças de pesagem dinâmica e estática (que é homologada e certificada pelo INMETRO), para criar um banco de dados de tamanho suficiente, com pesagens de vagões carregados e vazios, para constatar estatísticamente que não há diferença entre esses valores.

Palavras-chave

Pesagem em movimento, Confiabilidade, Redução de custos, Otimização.

Pesagem em movimento, Confiabilidade, Redução de custos, Otimização.

Como citar

Filho, Arthur J.Costa; Jr, Renato Figueira; Henriques, José Manoel de Simões; Silva, Luiz Ernandes da; Tetti, Ulisses; Madarazzo, Sidney. A EXPERIÊNCIA DA COSIPA NA UTILIZAÇÃO DE BALANÇA FERROVIÁRIA DINÂMICA , p. 176-186. In: 24º Seminário de Logística, Belo Horizonte, 2005.
ISSN: 2594-360X , DOI 10.5151/2594-360x-0019