ISSN 2594-360X
24º Seminário de Logística — vol. 24, num.24 (2005)
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Resumo
A decisão de incrementar o abastecimento de matérias primas na COSIPA por via ferroviária, gerou a necessidade de otimizar todas as etapas deste ciclo (embarcadouros / transporte / descarga). Este trabalho aborda a etapa de redução do tempo de permanência dos trens na Usina de Cubatão, e mais especificamente através da utilização de nova tecnologia de pesagem de trens em movimento. O uso deste equipamento eliminou o tempo antes necessário para pesar os vagões em balança estática, reduziu custos com a manutenção de balança, e melhorou a confiabilidade dos valores de peso obtidos, uma vez que deixou de ser realizada por amostragem (30%) e utilizando tara nominal, passando a pesar 100% de todos os vagões carregados e vazios. Apesar do equipamento ter sido submetido ao INMETRO e receber a portaria de homologação (INMETRO/DIMEL No101 de 30 de Julho de 2001), utilizamos as balanças de pesagem dinâmica e estática (que é homologada e certificada pelo INMETRO), para criar um banco de dados de tamanho suficiente, com pesagens de vagões carregados e vazios, para constatar estatísticamente que não há diferença entre esses valores.
A decisão de incrementar o abastecimento de matérias primas na COSIPA por via ferroviária, gerou a necessidade de otimizar todas as etapas deste ciclo (embarcadouros / transporte / descarga). Este trabalho aborda a etapa de redução do tempo de permanência dos trens na Usina de Cubatão, e mais especificamente através da utilização de nova tecnologia de pesagem de trens em movimento. O uso deste equipamento eliminou o tempo antes necessário para pesar os vagões em balança estática, reduziu custos com a manutenção de balança, e melhorou a confiabilidade dos valores de peso obtidos, uma vez que deixou de ser realizada por amostragem (30%) e utilizando tara nominal, passando a pesar 100% de todos os vagões carregados e vazios. Apesar do equipamento ter sido submetido ao INMETRO e receber a portaria de homologação (INMETRO/DIMEL No101 de 30 de Julho de 2001), utilizamos as balanças de pesagem dinâmica e estática (que é homologada e certificada pelo INMETRO), para criar um banco de dados de tamanho suficiente, com pesagens de vagões carregados e vazios, para constatar estatísticamente que não há diferença entre esses valores.
Palavras-chave
Pesagem em movimento, Confiabilidade, Redução de custos, Otimização.
Pesagem em movimento, Confiabilidade, Redução de custos, Otimização.
Como citar
Filho, Arthur J.Costa;
Jr, Renato Figueira;
Henriques, José Manoel de Simões;
Silva, Luiz Ernandes da;
Tetti, Ulisses;
Madarazzo, Sidney.
A EXPERIÊNCIA DA COSIPA NA UTILIZAÇÃO DE BALANÇA FERROVIÁRIA DINÂMICA
,
p. 176-186.
In: 24º Seminário de Logística,
Belo Horizonte,
2005.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0019