ISSN 2594-5297
41º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados Revestidos — vol. 41, num.41 (2004)
Título
DOI
Downloads
Resumo
Neste trabalho estabeleceu-se uma metodologia que permitiu (1) conhecer como ocorre a evolução do desgaste dos cilindros de trabalho, (2) avaliar o desempenho do modelo de desgaste até então empregado e (3) fazer os ajustes necessários nesse modelo. O coeficiente de desgaste do modelo foi recalculado pelo método inverso: dados reais de laminação que influenciam o desgaste foram extraídos diretamente do sistema supervisório e o desgaste dos cilindros foi medido a partir dos perfis de desgaste emitidos por um perfilômetro acoplado à retificadora de cilindros. A metodologia estabelecida mostrou-se consistente e facilmente aplicável na laminação, além de possibilitar uma avaliação quantitativa mais realística do desgaste dos cilindros. Mudanças no processo de laminação e a conseqüente melhoria de desempenho dos cilindros possibilitaram corrigir a distorção existente no coeficiente de desgaste empregado anteriormente no modelo do laminador. A obtenção do desgaste dos cilindros por meio da medição de seu perfil de desgaste viabilizou a coleta de dados num grande número de montagens, sem afetar o tempo de retificação. O ajuste feito no coeficiente de desgaste através da metodologia aqui desenvolvida, já implantado no sistema supervisório do Laminador Steckel da Acesita, proporcionou uma melhoria significativa no cálculo do desgaste dos cilindros de trabalho.
This study has established a methodology that allowed (1) to know in more details the work-rolls wearing evolution, (2) to evaluate the performance of model’s wear coefficient until then employed and (3) to do the necessary fittings in that model. The model’s wear coefficient was recalculated by the inverse method: real rolling data, that influence the wear, were directly extracted from the supervisory system and the work-rolls wearing was measured starting from the wear profiles provided by a profile meter coupled to the roll grinding machine. The established methodology was shown consistent and easily applicable to the hot rolling process, besides making possible a more realistic quantitative evaluation of the work-rolls wearing. Changes in the rolling process, and the consequent improvement in the work-rolls performance, made possible to correct the existent distortion in the wear coefficient used previously in the rolling mill supervisory model. The determination of the work-rolls wearing, by measuring the rolls’ wear profiles, made possible the collection of data in a great number of work roll sets, at a minimum roll grinding delay time. The wear coefficient tuning developed in this study, already implanted in the Acesita’s Steckel Rolling Mill supervisory system, provided a significant improvement in the work-rolls wearing calculation.
Palavras-chave
Modelo de Desgaste, Cilindros de trabalho, Laminador Steckel.
Wear model, Work rolls, Steckel rolling mill
Como citar
Barbosa, Arísio de Abreu;
Santos, André Luiz Gonçalves;
Domingues, Ricardo Pinheiro.
AJUSTE DO MODELO MATEMÁTICO DE DESGASTE DOS CILINDROS DE TRABALHO DA LAMINAÇÃO
A QUENTE DA ACESITA
,
p. 1-10.
In: 41º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados Revestidos,
Joinville - SC,
2004.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/2594-5297-0001