Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

70º Congresso Anual da ABM vol. 70, num.70 (2015)


Título

ANÁLISE MICROESTRUTURAL DE AÇO CARBONO COM ADIÇÃO DE MANGANÊS PARA PRODUÇÃO DE TUBOS COM COSTURA ATRAVÉS DO PROCESSO DE SOLDAGEM ERW/HFIW

CARBON-MANGANESE STEEL MICROSTRUCTURAL ANALYSIS FOR THE PRODUCE PIPES THROUGH THE ERW/HFIW WELDING PROCESS

DOI

10.5151/1516-392X-26786

Downloads

Baixar Artigo 666 Downloads

Resumo

Este trabalho teve por finalidade caracterizar e avaliar a evolução microestrutural de um aço carbono com adição de manganês utilizado para fabricação de um tubo através de um processo de soldagem por alta frequência e submetido a uma sequência de tratamento térmico. Foram coletadas amostras pertinentes à região de metal base e linha de solda para cada etapa de processamento, de modo a avaliar as fases e constituintes formados após a etapa de soldagem e pós tratamento térmico. De acordo com as micrografias apresentadas e gráficos dos perfis de dureza Vickers da região de solda referente a cada amostra, foi possível fazer uma avaliação completa no que diz respeito a caracterização microestrutural do material. A sequência de tratamento térmico adotada promoveu uma homogeneização da microestrutura no material como um todo (exceto na linha de solda), resultando em uma estrutura com evidencias de início de esferoidização após o revenido.

 

This paper aims to characterize and evaluate the microstructural evolution of a carbon steel with manganese addition used to produce pipes through a process of high frequency welding and subjected to subsequent heat treatment sequence. Some samples were collected in particular region of the base metal and the weld line relate to processing step in order to evaluate the constituents and phases formed after the welding step and heat treatments. According to the micrographs shown and Vickers hardness profiles, was possible to make a complete assessment in respect of the microstructural characterization of the material. The heat treatment sequence adopted promoted homogenization of the microstructure in the material as a whole (excluding the weld line), resulting in a structure with evidence of spheroidizing after tempered.

Palavras-chave

Aço carbono-manganês, Soldagem por alta frequência, Normalização, Têmpera, Revenido

Carbon-manganese Steel, High frequency welding, Normalizing, Quenching, Tempering

Como citar

Rosário, Ranieri Silveira do; Paula, Andersan dos Santos; Diniz, Saulo Brinco. ANÁLISE MICROESTRUTURAL DE AÇO CARBONO COM ADIÇÃO DE MANGANÊS PARA PRODUÇÃO DE TUBOS COM COSTURA ATRAVÉS DO PROCESSO DE SOLDAGEM ERW/HFIW , p. 1465-1474. In: 70º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2015.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-26786