ISSN 2594-5327
75° Congresso Anual da ABM — vol. 75, num.75 (2022)
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Resumo
A AVIAÇÃO SE TORNOU UM DOS MEIOS DE LOCOMOÇÃO MAIS UTILIZADOS NA ATUALIDADE E AS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS SÃO PREVISTAS DESDE A PRIMEIRA DECOLAGEM. UM RAIO DIRETO PODE RESULTAR EM DANOS FÍSICOS À SUPERFÍCIE, ESTRUTURA INTERNA E INTERCONEXÕES METÁLICAS DA AERONAVE, RESULTANDO EM QUEIMA, FUSÃO, VAPORIZAÇÃO E PERFURAÇÃO. OS DANOS OCASIONADOS NA ESTRUTURA METÁLICA DOS AVIÕES PODEM AFETAR A SEGURANÇA DOS VOOS E SÃO CARACTERIZADOS POR PEQUENAS REGIÕES QUEIMADAS, NAS SUPERFÍCIES METÁLICAS E NÃO METÁLICAS QUE REVESTEM AS ESTRUTURAS DAS AERONAVES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVALIAR A ESTRUTURA MECÂNICA DA CHAPA METÁLICA DE ALUMÍNIO 7475-T761, VERIFICANDO ALTERAÇÕES MECÂNICAS E MICROESTRUTURAIS DA AMOSTRA APÓS A REMOÇÃO DA AERONAVE. A MICROSCOPIA ÓTICA CONFIRMOU A EXISTÊNCIA DE MICROTRINCAS NA SUPERFÍCIE, E A EXISTÊNCIA DE ACÚMULO DE MATERIAL NAS IMEDIAÇÕES DO DANO. A TÉCNICA DE EDS MOSTROU A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CHAPA APÓS A DESCARGA ATMOSFÉRICA. O ENSAIO DE PERFILOMETRIA VERIFICOU O PERFIL DO DANO, AS DEPRESSÕES DA ÁREA E O VOLUME DE MATERIAL PERDIDO. O ENSAIO DE PENETRAÇÃO INSTRUMENTADA VERIFICOU AS ALTERAÇÕES DA DUREZA AO LONGO DA EXTENSÃO DO DANO, QUE PODEM ESTAR ASSOCIADAS AS ALTERAÇÕES MICROESTRUTURAIS TAIS COMO A FORMAÇÃO DE PRECIPITADOS.
AVIATION HAS BECOME ONE OF THE MOST WIDELY USED MEANS OF TRANSPORTATION TODAY, AND ATMOSPHERIC DISCHARGES ARE FORESEEN SINCE THE FIRST TAKEOFF. A DIRECT LIGHTNING CAN RESULT IN PHYSICAL DAMAGE TO THE AIRCRAFT'S SURFACE, INTERNAL STRUCTURE AND METAL INTERCONNECTIONS, RESULTING IN BURNING, MELTING, VAPORIZING AND DRILLING. THE DAMAGES CAUSED TO THE METALLIC STRUCTURE OF THE AIRCRAFT CAN AFFECT THE SAFETY OF FLIGHTS AND ARE CHARACTERIZED BY SMALL BURNT REGIONS, ON THE METALLIC AND NON-METALLIC SURFACES THAT LINE THE STRUCTURES OF THE AIRCRAFT. THE OBJECTIVE OF THIS WORK WAS TO EVALUATE THE MECHANICAL STRUCTURE OF THE 7475-T761 ALUMINUM SHEET METAL, VERIFYING MECHANICAL AND MICROSTRUCTURAL CHANGES IN THE SAMPLE AFTER REMOVAL FROM THE AIRCRAFT. OPTICAL MICROSCOPY CONFIRMED THE EXISTENCE OF MICROCRACKS ON THE SURFACE, AND THE EXISTENCE OF MATERIAL ACCUMULATION IN THE VICINITY OF THE DAMAGE. THE EDS TECHNIQUE SHOWED THE CHEMICAL COMPOSITION OF THE PLATE AFTER LIGHTNING. THE PROFILOMETRY TEST VERIFIED THE DAMAGE PROFILE, THE DEPRESSIONS OF THE AREA AND THE VOLUME OF MATERIAL LOST. THE INSTRUMENTED PENETRATION TEST VERIFIED CHANGES IN HARDNESS ALONG THE EXTENT OF THE DAMAGE, WHICH MAY BE ASSOCIATED WITH MICROSTRUCTURAL CHANGES SUCH AS THE FORMATION OF PRECIPITATES.
Palavras-chave
Alumínio Aeronáutico; Descargas atmosféricas; Microtrincas; Aeronave
Aeronautical Aluminum; Atmosferic discharges; Microcracks; Aircraft
Como citar
Dafe, Sara Silva Ferreira de.
ANÁLISE MICROESTRUTURAL E DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO ALUMÍNIO 7475 – T761 EXPOSTO A DECARGAS ATMOSFÉRICAS
,
p. 528-537.
In: 75° Congresso Anual da ABM,
São Paulo,
2022.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-34639