Anais dos Seminário de Energia, Utilidades e Gases Industriais


ISSN 2594-3626

Título

AUMENTO DA CONFIABILIDADE E SEGURANÇA OPERACIONAL DE UMA PLANTA DE SEPARAÇÃO DE AR A PARTIR DA INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DE REFRIGERAÇÃO CHILLER

INCREASED RELIABILITY AND OPERATIONAL SAFETY OF AN AIR SEPARATION UNIT FROM THE INSTALLATION OF A CHILLER REFRIGERATION UNIT

DOI

10.5151/2594-3626-33411

Downloads

Baixar Artigo 153 Downloads

Resumo

A etapa de resfriamento e purificação apresenta grande importância para o processo de separação do ar, pois é nesta etapa que ocorre a remoção dos principais contaminantes (água, hidrocarbonetos e CO2). Se não controlados, estes contaminantes podem ocasionar problemas ao processo como obstrução e liberação de energia. Neste artigo, é apresentado um estudo de caso para uma planta de separação de ar que apresentava passagem de CO2 ao término dos ciclos de operação dos vasos pré-purificadores (VPPs). A solução obtida foi a instalação de uma unidade de refrigeração chiller que promove a redução da temperatura da água que refrigera o ar pela troca de calor por contato direto. Como esperado, o chiller proporcionou a redução da temperatura do ar o que ocasionou uma melhor performance dos VPPs elevando a confiabilidade do processo e aumento da segurança operacional pelo controle dos contaminantes.

 

The cooling and purification stage is of great importance for the air process separation, since it is at this stage that the main contaminants (water, hydrocarbons and CO2) are removed. If not controlled, these contaminants can cause problems to the process like obstruction and release of energy. In this paper, a case study is presented for an air separation plant with CO2 breakthrough at the end of the pre-purifying vessel operation cycles (VPPs). The solution obtained was the installation of a chiller of refrigeration that promotes the reduction of the temperature of the water that cools the air by the exchange of heat by direct contact. As expected, the chiller provided a reduction in air temperature which resulted in better performance of VPPs, increasing process reliability and increasing operational safety by controlling contaminants.

Palavras-chave

Aumento da Confiabilidade, Refrigeração e Purificação, Chiller, Segurança Operacional.

Increased Reliability, Refrigeration and Purification, Chiller, Operational Safety.

Como citar

Almeida, Caio Trindade de; Paiva, Tharcysio de Oliveira Rocha de. AUMENTO DA CONFIABILIDADE E SEGURANÇA OPERACIONAL DE UMA PLANTA DE SEPARAÇÃO DE AR A PARTIR DA INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DE REFRIGERAÇÃO CHILLER , p. 7-14. In: 34° Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais, São Paulo, 2019.
ISSN: 2594-3626 , DOI 10.5151/2594-3626-33411