ISSN 2594-5297
41º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados Revestidos — vol. 41, num.41 (2004)
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Resumo
Na concepção dos modernos automóveis, o fator segurança tem merecido especial destaque ao lado de outros como conforto, baixo custo e menor consumo de combustível. Seguindo esta tendência têm sido utilizados em larga escala pelas montadoras, materiais de menor espessura com elevada resistência mecânica, porém com algum requisito de conformabilidade. Para a obtenção desta classe de materiais, com uma resistência mecânica mínima de 350MPa (LR) e com alongamentos superiores a 32%, tem sido empregado Mn aos aços. Foi realizado, em escala piloto, uma simulação do processo de laminação a frio de um aço baixo C com adição de Mn de 0,54% com o objetivo de se avaliar os valores de r90 e n90. Os percentuais de redução a frio empregados foram de 75% e 79%. A simulação foi realizada em um laminador piloto do tipo duo reversível e as amostras foram tratadas em forno de banho de sal, simulando o recozimento contínuo. Os resultados obtidos indicam que para o percentual de Mn utilizado é possível a obtenção de valores de r90 superiores a 1,3 e valores de n90 de 0,20. Isto confere ao produto final (reforços internos) um bom desempenho em operações de estampagem.
Na concepção dos modernos automóveis, o fator segurança tem merecido especial destaque ao lado de outros como conforto, baixo custo e menor consumo de combustível. Seguindo esta tendência têm sido utilizados em larga escala pelas montadoras, materiais de menor espessura com elevada resistência mecânica, porém com algum requisito de conformabilidade. Para a obtenção desta classe de materiais, com uma resistência mecânica mínima de 350MPa (LR) e com alongamentos superiores a 32%, tem sido empregado Mn aos aços. Foi realizado, em escala piloto, uma simulação do processo de laminação a frio de um aço baixo C com adição de Mn de 0,54% com o objetivo de se avaliar os valores de r90 e n90. Os percentuais de redução a frio empregados foram de 75% e 79%. A simulação foi realizada em um laminador piloto do tipo duo reversível e as amostras foram tratadas em forno de banho de sal, simulando o recozimento contínuo. Os resultados obtidos indicam que para o percentual de Mn utilizado é possível a obtenção de valores de r90 superiores a 1,3 e valores de n90 de 0,20. Isto confere ao produto final (reforços internos) um bom desempenho em operações de estampagem.
Palavras-chave
Manganês, alta resistência, laminação piloto.
Como citar
Fernandes, Flávia Tereza dos Santos;
Oliveira, Augusto César Lacerda de;
Silva, Júlio Cesar Lopes da;
Larcher, Nilton Vieira;
Barroso, Douglas de Sousa;
Carvalho, José Eduardo Ribeiro de.
AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS r E n DE UM AÇO BAIXO C COM ADIÇÃO DE Mn VIA RECOZIMENTO CONTÍNUO PARA % REDUÇÃO A FRIO DE 75% e 79%
,
p. 161-171.
In: 41º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados Revestidos,
Joinville - SC,
2004.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/2594-5297-0017