ISSN 2594-5327
Título
Autoria
DOI
Downloads
Resumo
Em função da necessidade da indústria automobilística de produzir automóveis mais leves objetivando a redução do consumo de combustível e mantendo os requisitos de segurança, levaram a utilização de novos materiais em substituição ao aço. O setor siderúrgico elaborou um programa denominado ULSAB (Ultralight Steel Auto Body) a fim de aumentar a utilização e desenvolver novos aços das classes HSS (high strength steel) e AHSS (Advanced High Strength. Steel) com propriedades semelhantes ou superiores aos sucedâneos. Desta forma, a utilização de aços destas classes vem aumentado exponencialmente no setor, tanto para peças estruturais como para painéis, destacando a utilização dos aços Bake Hardening. O objetivo desse trabalho foi apresentar a metodologia empregada no estudo do envelhecimento dos aços 180 e 220 BH (Bake Hardening), com revestimento galvanizado e galvannealed. Este trabalho comparou dois testes de envelhecimento, um em condição natural e outro artificial. Na condição natural, os corpos de prova foram deixados em temperatura ambiente durante o período de 6 meses e na condição artificial, foram avaliadas as variações de tempo e temperatura. Portanto, o presente trabalho expõe toda metodologia utilizada na atingir o objetivo proposto. Incluído nesta abordagem, foram apresentadas todas as técnicas de verificação empregadas na avaliação dos resultados obtidos, e através da comparação destes, foi verificado o efeito do mecanismo de envelhecimento nos aços Bake Hardening para as classe 180 e 220 MPa com revestimentos galvanizado e galvannealed. Entre as técnicas mencionadas, foram realizados ensaios de tração uniaxial para avaliar as propriedades mecânicas, ensaios metalográficos para caracterização da microestrutura e análise química para determinação a composição química do aço.
Due to the need of the automotive industry to produce lighter cars aimed at reducing fuel consumption and keeping the requirements of security, led to new materials to replace the old ones. The steel industry has developed a program called ULSAB to increase the use and develop new classes of steels with HSS and AHSS with similar properties or superior to substitutes. Thus, the use of that type of steels has increased exponentially in the industry, both for structural parts and for panels, highlighting the use of Bake Hardening steels. The aim of this paper is to present the methodology used in the study of aging of steels 180 and 220 BH (Bake Hardening), galvanized and galvannealed coating. This study compared two aging tests, in a natural condition and the other artificial. In natural condition, the test pieces were left at room temperature during the period of 6 months and in the artificial condition, were evaluated the time and temperature variations. Therefore, this paper exposes the entire methodology used in reach the proposed objective. Included in this approach were presented all the verification techniques used to evaluate the results obtained, and by comparing these, were observed the effect of aging mechanism in Bake Hardening Steel for Class 180 and 220 MPa with galvanized and galvannealed coatings. Among the techniques mentioned were performed uniaxial tensile tests to evaluate the mechanical properties, metallographic tests to characterize the microstructure and chemical analysis to determine the chemical composition of steel.
Palavras-chave
Envelhecimento; Aços Bake Hardening; Galvanizado; Galvannealed.
Aging; Bake Hardening Steel; Galvanized; Galvannealed.
Como citar
Picinini, Felipe Maia;
Dias, Fabio Moreira da Silva;
Fonseca, Fabiano Augusto Vallim;
Campos, Marcos Flávio de.
CARACTERIZAÇÃO DO ENVELHECIMENTO NOS AÇOS 180 E 220 BAKE
HARDENING COM REVESTIMENTOS GALVANIZADO E
GALVANNEALED
,
p. 3782-3796.
In: 67º Congresso da ABM - Internacional / 12º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas,
Rio de Jabeiro,
2012.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-21553