Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

71th ABM Annual Congress vol. 71, num.71 (2016)


Título

EFEITO DA RAZÃO R ENTRE TENSÕES NA RESISTÊNCIA AO CRESCIMENTO DE TRINCA POR FADIGA DE CINCO AÇOS DE APLICAÇÃO EM TRILHO FERROVIÁRIO

EFFECT OF LOAD RATIO, R, ON FATIGUE CRACK GROWTH RESISTANCE OF FIVE STEELS FOR RAILROAD APPLICATION

DOI

10.5151/1516-392X-27701

Downloads

Baixar Artigo 387 Downloads

Resumo

Neste trabalho foi avaliado o comportamento de propagação de trinca por fadiga de cinco aços utilizados na fabricação de trilhos empregados na construção e manutenção de vias permanentes brasileiras, por meio da realização de ensaios de propagação de trinca por fadiga (da/dN x ΔK), utilizando-se a razão de tensões de carregamento R = 0,7 e comparação com os resultados obtidos com R = 0,1. Vários modelos de previsão do comportamento em fadiga foram avaliados. Observou-se a influência de R nos valores mais próximos ao limiar ΔKTH, com diminuição considerável no valor de ΔKTH para R = 0,7. Dentre os modelos matemáticos usados no ajuste das curvas sigmoidais da/dN x ΔK, o que forneceu melhor ajuste foi o ajuste de Hartman e Schijve. O parâmetro K⃰ proposto por Kujawski reduziu os efeitos de R na tentativa de unificar os dados em uma única e estreita banda de dispersão, porém, na Região I da curva, os dados ainda ficaram bastante dispersos.

 

This study evaluated the fatigue crack propagation of five steels used in the manufacture of rails used in the construction and maintenance of Brazilian railroads, conducting fatigue crack propagation tests (da/dN x ΔK) with load ratio R = 0.7 and comparing with results obtained with R = 0.1. Many models are used to evaluate the fatigue behavior of the steels. It is noticed the influence of R closer to ΔKTH values, with considerable decrease in ΔKTH value for R = 0.7. Among the mathematical models used in the setting of sigmoidal curves da/dN x ΔK, the setting of Hartman and Schijve provided the best fit. The K⃰ parameter proposed by Kujawski reduced the effects of R in an attempt to unify the data into single, narrow band dispersion; however in Region I of the curve the data were still widespread.

Palavras-chave

Resistência ao crescimento de trinca por fadiga, Razão R, Modelos de ajuste, Trilho ferroviário

Fatigue crack growth resistance, R-ratio, Fitting models, Railroad.

Como citar

Vilela, Tamara Caroline Guimarães; Godefroid, Leonardo Barbosa; Cândido, Luiz Cláudio; Faria, Geraldo Lúcio de. EFEITO DA RAZÃO R ENTRE TENSÕES NA RESISTÊNCIA AO CRESCIMENTO DE TRINCA POR FADIGA DE CINCO AÇOS DE APLICAÇÃO EM TRILHO FERROVIÁRIO , p. 539-548. In: 71th ABM Annual Congress, Rio de Janeiro, 2016.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-27701