Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

70º Congresso Anual da ABM vol. 70, num.70 (2015)


Título

EFEITO DA RUGOSIDADE NA CORROSÃO POR CO2 DO AÇO API 5L X65 EM REGIME DE FLUXO TURBULENTO

ROUGHNESS EFFECT ON CORROSION BY CO2 OF STEEL API 5L X65 IN TURBULENT FLOW REGIME

DOI

10.5151/1516-392X-27375

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Resumo

A corrosão provocada pelo CO2 associada ao tipo de escoamento é uma das mais agressivas ao aço de baixo carbono o API X65. O petróleo extraído do pré-sal de baixa profundidade apresenta maior concentração de CO2 podendo aumentar os pontos de corrosão nos equipamento e nas tubulações. O dióxido de carbono sendo um óxido ácido em contato com a água forma o ácido carbônico que reage com o metal formando camadas protetoras de óxidos ou de carbonatos. Essas camadas que ficam entre o metal e o fluído tendem em alguns casos atuarem como protetoras, mas à medida que aumenta a intensidade do fluxo essas camadas podem ser rompidas formando novos pontos de corrosão. As indústrias petroquímicas estão investindo em novos processos de perfuração e no desenvolvimento de novas ligas metálicas que possam conter a corrosão provocada pelo CO2 nos equipamento e nas tubulações que transportam o petróleo e seus derivados. Este trabalho tem por objetivo caracterizar a taxa de corrosão por CO2 em condições de fluxo do aço API X65, nas condições normais de temperatura e pressão, utilizando uma bancada de ensaio dinâmico (loop). Mantendo a concentração constante de CO2 em solução aquosa de NaCl 1% foi monitorado o pH, a temperatura e a concentração de íons ferrosos na solução. A taxa de corrosão foi determinada pela perda de massa, estabelecida após os ensaios. Como conclusão observou-se que CO2 provocou uma maior perda de massa para as amostra com maior rugosidade.

 

The corrosion caused by CO2 associated with the type of flow is one of the most aggressive in the low carbon steel the API X65. The oil extracted from the pre-salt of shallow waters presents higher concentration of CO2 may increase the corrosion points on the equipment and the pipelines. The carbon dioxide being an acid oxide in contact with water forms carbonic acid which reacts with the metal forming protective layers oxides or carbonates. These layers that are between the metal and the fluid tends in some cases to act as protective, but with increasing intensity of the flow of these layers can be ruptured to form new corrosion. Petrochemical industries are investing in new drilling processes and the development of new metal alloys that may contain corrosion caused by CO2 in the equipment and the pipelines that carry oil and its derivatives. This work aims to characterize the rate of corrosion by CO2 in API X65 steel flow conditions at standard temperature and pressure, using a dynamic test bench (loop). Keeping constant concentration of CO2 in aqueous 1% NaCl solution was monitored pH, temperature and the concentration of ferrous ions in solution. The corrosion rate was determined by weight loss, established after the tests. In conclusion it was observed that CO2 caused a greater weight loss for samples with higher surface roughness.

Palavras-chave

Rugosidade, CO2, Corrosão

Roughness, CO2, Corrosion

Como citar

Minatto, Paulo Rogério; Ferreira, Lilian Raquel Moretto. EFEITO DA RUGOSIDADE NA CORROSÃO POR CO2 DO AÇO API 5L X65 EM REGIME DE FLUXO TURBULENTO , p. 2583-2589. In: 70º Congresso Anual da ABM, Rio de Janeiro, 2015.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-27375