ISSN 2594-5327
64º Congresso Anual da ABM — vol. 64, num.64 (2009)
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Resumo
O principal objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes taxas de carregamento, impostas pelos ensaios de tração e impacto Charpy, sob o modo de fratura de um intermetálico Fe3Al com 1% de carbono. Além disso, o possível efeito de fragilização por hidrogênio também foi investigado. Os ensaios de impacto e tração foram realizados em temperatura ambiente e alta temperatura, e, o modo de fratura, em cada uma das condições, foi analisado utilizando microscopia eletrônica de varredura (MEV). Tratamento térmico, para avaliação de possível efeito de fragilização por hidrogênio, foi utilizado de modo a verificar a fonte do hidrogênio. Diferentes modos de fratura foram identificados pelo microscópio eletrônico de varredura. Para o material ensaiado em tração a fratura apresentou clivagem como modo preferencial de fratura. Porém, para os ensaios de impacto foram observadas nucleações de microvazios, demonstrando menor fragilidade nessa condição. O tratamento térmico resultou em maior resistência em impacto, demonstrando a diminuição do efeito da fragilização por hidrogênio.
The main aim of this work was the different load rate effect evaluation, caused by tensile and Charpy impact tests, on the fracture mode in a Fe3Al with 1% of carbon intermetallic. Furthermore, the possible hydrogen embrittlement effect was also investigated. The tensile and impact tests were performed in ambient and high temperatures, and, the fracture mode, in each case, was analyzed using scanning electron microscope (SEM). Heat treatment, for possible embrittlement effect evaluation, was performed in a way to verify the hydrogen source. Different fracture modes were identified by the scanning electron microscope. For the tensile tested material, the fracture showed cleavage as the preferential fracture mode. But, for the impact test were observed microvoids nucleation, showing less brittleness in this condition. The heat treatment resulted in more tensile resistance, demonstrating the hydrogen embrittlement effect decrease.
Palavras-chave
Fe3Al; Modo de fratura; Taxa de carregamento; Fragilização por hidrogênio.
Fe3Al; Fracture mode; Load rate; Hydrogen embrittlement.
Como citar
Malafaia, Artur Mariano de Sousa;
Milan, Marcelo Tadeu;
Tarpani, José Ricardo;
Oliveira, Marcelo Falcão de.
EFEITO DA TAXA DE CARREGAMENTO SOBRE O MODO DE FRATURA DE UM INTERMETÁLICO Fe3Al
,
p. 2607-2615.
In: 64º Congresso Anual da ABM,
Belo Horizonte,
2009.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-15095