Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

Título

EFEITO DO TEOR DE Al NA DISTRIBUIÇÃO MICROESTRUTURAL E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM AÇO MULTICONSTITUÍDO

THE EFFECT OF Al CONTENT ON THE MICROSTRUCTURE AND MECHANICAL PROPERTIES OF A MULTICONSTITUTED STEEL

DOI

10.5151/2594-5297-0041

Downloads

Baixar Artigo 39 Downloads

Resumo

Foi avaliado o efeito do teor de Al na distribuição microestrutural e nas propriedades mecânicas em tração de um aço multiconstituído. O estudo foi desenvolvido em escala piloto, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Usiminas. Foram produzidos dois lingotes em forno de fusão a vácuo, com teores diferenciados de Al, 0,05% e 0,80%. Após laminações a quente e a frio, foram retirados corpos-de-prova que foram submetidos a simulação de ciclos térmicos de recozimento em máquina Gleeble. Verificou-se que o aumento do teor de Al resultou em maiores quantidades de martensita e austenita retida e menores quantidades de bainita. Essa distribuição microestrutural influenciou as propriedades mecânicas em tração, com aumento do limite de resistência e redução do limite de escoamento para o aço com maior teor de Al. O produto do limite de resistência pelo alongamento (LRxAL), utilizado na avaliação da combinação de resistência e ductilidade de aços de alta resistência, mostrou elevação com o aumento do teor de Al.

 

In the present work the influence of the Al content on the microstructure and the mechanical properties of a multiconstituted steel was investigated. The study was conducted at the Usiminas Research and Development Center. Two steel ingots with different Al contents (0,05% e 0,80%) were fabricated by vacuum induction melting. After hot rolling and cold rolling the steels were processed in a Gleeble machine for the simulation of continuous annealing thermal cycles. The Al adittion results in martensite and retained austenite increase, tensile strength increase and yield strength decrease.

Palavras-chave

Aço multiconstituído; Aço de alta resistência; Austenita retida.

Multiconstituted steel; High strength steel; Retained austenite.

Como citar

Castro, Ivan de; Costa, Fernando de Souza; Melo, Túlio Magno Füzessy de. EFEITO DO TEOR DE Al NA DISTRIBUIÇÃO MICROESTRUTURAL E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM AÇO MULTICONSTITUÍDO , p. 362-369. In: 43º Seminário de Laminação, Processos e Produtos Laminados e Revestidos, São Paulo, 2006.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-0041