Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

Título

EFEITO DOS PARÂMETROS NA MICROESTRUTURA E RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DA LIGA DE ALUMÍNIO AA5754 SOLDADA POR FSpW

EFFECT OF FSPW PARAMETERS ON MICROSTRUCTURE AND LAP SHEAR STRENGTH OF AA5754 ALUMINIUM ALLOY

DOI

10.5151/2594-5327-21024

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Resumo

Atualmente existe uma grande pressão no setor de transportes a fim de reduzir o consumo de combustíveis, e consequentemente, o custo e as emissões de gases. Essa medida aumentou, nos últimos anos, o uso de ligas leves como as de alumínio, bem como métodos mais eficientes de unilas. Porém, existem certas dificuldades em se unir essas ligas através de métodos convencionais. A Soldagem por Fricção por Ponto (FSpW) é uma técnica de soldagem no estado sólido derivado da Soldagem por Fricção e Mistura (FSW), a qual possui ótimas vantagens com relação a outras técnicas de soldagem, podendo portanto, ser uma alternativa viável para substituir as tecnologias de soldagem por ponto já estabelecidas, tais como a Soldagem por Resistência por Ponto (RSW) e Rebitagem. O presente trabalho visa estudar a influência na microestrutura e na resistência ao cisalhamento (LSS), através da comparação entre duas condições de solda diferentes, uma boa e uma ruim. Para isso, as soldas com FSpW foram realizadas em duas chapas sobrepostas da liga de alumínio AA5754 com 2 mm de espessura cada uma. Testes mecânicos, como dureza e tração foram realizados, assim como a análise da microestrutura através de microscópio ótico. Além disso, foi observado que a região soldada é maior na condição boa do que na condição ruim. Esse resultado mostrou que o aumento no tempo de operação de 0 para 1 segundo causou uma área soldada maior, levando a um aumento na resistência ao cisalhamento.

 

Currently there is a lot of pressure in the transport section to reduce the fuel consumption and consequently cost and gas emissions. This measure has increased in the last years the use of light alloys, as the alluminium’s alloys and of more efficient methods for joining them. Nevertheless, there is some difficult in joining these alloys using the conventional methods. The Friction Spot Welding (FSpW) is a solid state joining technique derived from Friction Stir Welding (FSW), which has great advantages regarding the other joining techniques, hence can be a viable alternative to replace the established spot joining technologies as Resistance Spot Welding (RSW) and riveting. The present work aims the study of the parameters influence in the microstructure and Lap Shear Strength (LSS), through the comparison of two different welding conditions, one good and one bad. Therefore, FSpW were performed in two lapped plates of 2 mm-thick AA5754 aluminium alloy. Mechanical tests, as hardness and tensile were realized, as well as microstructure analysis by optical microscope. Furthermore, it was observed that the welded region is larger in the good condition, than in the bad one. This result showed that the increase in the dwell time from 0 second to 1 second caused a larger bonded area, leading to a higher shear strength.

Palavras-chave

Liga de alumínio; Soldagem por fricção por ponto; Resistência ao cisalhamento.

Aluminium alloy; Friction spot welding; Lap shear strength.

Como citar

Piccolo, Debora Regina Gastaldi; Alcântara, Nelson Guedes de; Suhuddin, Uceu; Santos, Jorge Fernandes dos. EFEITO DOS PARÂMETROS NA MICROESTRUTURA E RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DA LIGA DE ALUMÍNIO AA5754 SOLDADA POR FSpW , p. 1149-1159. In: 67º Congresso da ABM - Internacional / 12º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, Rio de Jabeiro, 2012.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-21024