Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

71th ABM Annual Congress vol. 71, num.71 (2016)


Título

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA SÍLICA E DO NEGRO DE FUMO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS COMPOSTOS DE BORRACHA APLICADOS EM PNEUS

THE INFLUENCE OF CARBON BLACK AND SILICA ON THE MECHANICAL PROPERTIES OF ELASTORMER BLENDS APPLIED TO TYRES

DOI

10.5151/1516-392X-27681

Downloads

Baixar Artigo 1279 Downloads

Resumo

A borracha sintética (SBR) é amplamente utilizada em indústrias de pneus combinada a cargas de reforço para melhoria das propriedades do elastômero puro. Atualmente, as cargas que apresentam melhor capacidade de reforço em elastômeros são a sílica e o negro de fumo. O presente estudo buscou avaliar o desempenho de compostos de borracha sobre as características de resistência ao rolamento, tração em piso molhado e resistência à abrasão, em função das quantidades de sílica e de negro de fumo. Foram realizados ensaios mecânicos e dinâmico-mecânicos, e, a partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a utilização das diferentes cargas de reforço no composto de borracha está associada ao tipo de uso a que se destina o pneu.

 

Synthetic rubbers (SBR) are widely used in tyre manufacturing as a filler agent in order to improve the elastomers properties. Silica and carbon black are the filler agents that have a greater yield to enhance the mechanical properties of rubber. The wet grip, the rolling resistance and the abrasion resistance for different amounts of silica and carbon black in the rubber compounds were studied. Results have shown that the optimized choice of each filler agent is associated to the specific use of the tyre during its life-time.

Palavras-chave

Elastômeros, Sílica, Negro de fumo, Cargas de reforço

Elastomer, Silica, Carbon black, Filler

Como citar

Santos, Karen Leão dos; Gonçalves, Marcelo. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA SÍLICA E DO NEGRO DE FUMO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS COMPOSTOS DE BORRACHA APLICADOS EM PNEUS , p. 492-501. In: 71th ABM Annual Congress, Rio de Janeiro, 2016.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-27681