Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

Título

ESTUDO DE MODELAGEM BASEADO NO MECANISMO DE MOBILIDADE SUPERFICIAL (MODELO DE GALVELE) APLICADO A ENSAIOS NO BRASIL DE TAXA DE DEFORMAÇÃO LENTA DE LIGA INCONEL 600

MODELING STUDY BASED ON SURFACE MOBILITY MECHANISM (GALVELE MODEL) APPLIED TO BRAZILIAN SLOW STRAIN RATE TESTS OF INCONEL ALLOY 600

DOI

10.5151/2594-5327-20965

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Resumo

A iniciação e a propagação da corrosão sob tensão são processos muito complexos, um processo de fratura ambientalmente assistida, ao lado de corrosão-fadiga e fragilização por hidrogênio, dependendo de vários parâmetros que são classificados em microestruturais, mecânicos e ambientais. Por causa dessa complexidade, há vários modelos que podem quantificar esse tipo de falha. Para aços inoxidáveis e ligas de níquel em reatores de água leve a alta temperatura, há diversos mecanismos que permitem expressar matematicamente os processos cinéticos de iniciação e propagação da corrosão sob tensão: modelo de fluência de Rice, modelo de deslizamento subsuperficial com ruptura do filme passivo de Ford e Andresen, modelo de oxidação interna de Scott e Le Calvar, modelo de mobilidade superficial acelerada de Galvele, modelo numérico de Rebak e Smialowska, modelos de trinca induzida por hidrogênio de Shen e Shewmon, Magnin e outros. O modelo baseado no mecanismo de mobilidade superficial acelerada, desenvolvido por José Galvele na Argentina, é um dos principais que quantificam a taxa de propagação de corrosão sob tensão em ligas recobertas com filmes de baixos pontos de fusão e com cátions como Ag+ (ligas de Ag-Cd) e Cu2+ (latão). Também é adequado para a liga de níquel Inconel 600. Neste artigo são mostrados os resultados do modelo de mobilidade superficial aplicado em corpos de prova de liga 600 ensaiados nos equipamentos de taxa de deformação lenta do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN, em Belo Horizonte.

 

The stress corrosion cracking initiation and propagation are very complex processes, one type of environmentally assisted cracking, besides corrosion fatigue and hydrogen embrittlement, depending on several parameters which are classified in microstructural, mechanical and environmental. Because this complexity, there are various models which can quantify this kind of failure. For stainless steel and nickel alloys in light water nuclear reactors at high temperature, there are several mechanisms which allow to express mathematically the stress corrosion cracking initiation and propagation kinetic processes: the Rice´s creep model, the slip-step dissolution and film rupture model of Ford and Andresen, the internal oxidation mechanism of Scott and Le Calvar, the enhanced surface mobility mechanism of Galvele, the numerical model of Rebak and Smialowska, hydrogen induced cracking models of Shen and Shewmon, Magnin and others. The model based on enhanced surface mobility mechanism, developed by José Galvele in Argentina, is one of the main ones which quantify the crack propagation rate of stress corrosion cracking in alloys recovered with low melting point films and with cations such as Ag+ (Ag-Cd Alloys) and Cu2+ (brass). It is also adequate for nickel superalloy Inconel 600. In this paper it is showed the results of the surface mobility model applied on Alloy 600 specimens tested by slow strain rate test equipment in CDTN laboratory in Brazil.

Palavras-chave

Corrosão sob tensão; Ensaio de taxa de deformação lenta; Liga inconel 600; Modelo de mobilidade superficial.

Inconel alloy 600; Slow strain rate test; Stress corrosion; Surface mobility model.

Como citar

Aly, Omar Fernandes; Neto, Miguel Mattar; Schvartzman, Mônica. ESTUDO DE MODELAGEM BASEADO NO MECANISMO DE MOBILIDADE SUPERFICIAL (MODELO DE GALVELE) APLICADO A ENSAIOS NO BRASIL DE TAXA DE DEFORMAÇÃO LENTA DE LIGA INCONEL 600 , p. 737-745. In: 67º Congresso da ABM - Internacional / 12º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, Rio de Jabeiro, 2012.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-20965