Anais do Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos


ISSN 2594-5297

50º Seminário de Laminação vol. 50, num.50 (2013)


Título

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DO ACIONAMENTO DO LAMINADOR CM1

STUDY OF DYNAMIC BEHAVIOUR OF DRIVE CM1 ROLLING MILL

DOI

10.5151/2594-5297-24120

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Resumo

O sistema de acionamento do laminador CM1 da Novelis, apresentou elevados níveis de vibração nos motores após a revisão quando foram submetidos ao rebobinamento e abertura de janela de inspeção. Em função disso a Novelis contatou a Engenharia de Análise Dinâmica da SKF para realizar um estudo de identificação das causas destes elevados níveis de vibração. Neste estudo foi utilizada a análise de vibração convencional, análise de deflexão operacional (Operanting Deflection Shape-ODS) e análise por Elementos Finitos onde foram identificadas características de ressonância do motor na região de 844 rpm (14 Hz). Esta ressonância causa deformações e desalinhamento dinâmico entre os motores. Para reduzir os elevados níveis de vibração Novelis e SKF decidiram minimizar o efeito da massa residual no sistema e diminuir os níveis da amplitude de 1xrpm no espectro. O motor foi balanceado adicionando 4,5Kg de massa de correção e a amplitude foi reduzida de 30mm/s para 3mm/s em 800rpm e de 16mm/s para 2mm/s em 900 rpm.

 

The drive system of rolling mill CM1 Novelis, showed high levels of vibration in the engines after overhaul when rewinding and underwent open inspection window. As a result Novelis contacted the Engineering of Dynamic Analysis SKF to conduct a study to identify the causes of high levels of vibration. In this study was used the conventional vibration analysis, operational deflection analysis (Operanting Deflection Shape-ODS) and Finite Element Analysis where have been identified resonance characteristics of the engine in the region of 844 rpm (14 Hz). This resonance causes deformations and dynamic misalignment between the engines. To reduce the high vibration levels Novelis and SKF decided to minimize the effect of residual mass in the system and lower levels in the range of 1xrpm spectrum. The engine was balanced by adding 4.5 kg mass correction and amplitude was reduced from 30mm / s to 3mm / s at 800rpm and 16mm / s to 2mm / s at 900 rpm.

Palavras-chave

Acionamento laminador; Vibrações; Ressonância; Elementos finitos; Balanceamento.

Drive system rolling mill; Vibrations; Resonance; Finite element; Balancing.

Como citar

Ribeiro, Leandro; Correr, Mário Eduardo; Santana, Danuza; Santana, Silas. ESTUDO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DO ACIONAMENTO DO LAMINADOR CM1 , p. 994-1005. In: 50º Seminário de Laminação, São Paulo, 2013.
ISSN: 2594-5297 , DOI 10.5151/2594-5297-24120