ISSN 2594-5335
23° Seminário de Automação e TI — vol. 23, num.23 (2019)
Título
DOI
Downloads
Resumo
A rotina operacional e os seus processos de validação e acompanhamento já estão consolidados no ambiente da Tecnologia da Informação (TI). No ambiente da Tecnologia de Automação (TA) estamos avançando lentamente, apesar da grande semelhança em vários processos, devido a dificuldades de adaptação dos controles principalmente no tocante aos tempos de resposta e atuação das equipes. Enquanto a TI atua na garantia da execução do tripé formado por confidencialidade (segurança), integridade (precisão dos dados) e disponibilidade, rigorosamente nessa sequência de prioridades (CID) [1], a TA procura atender às necessidades da produção, e inverte a prioridade para a disponibilidade (DIC). Daí o conflito inicial entre os modelos: demanda imediata ou planejamento detalhado das atividades dentro dos padrões de qualidade da TI, entretanto sem impactar nas metas operacionais. É tudo uma questão de visão e principalmente de gestão por processos! Quais as diretrizes comuns? Quais os processos similares? Encontrar os pontos de afinidade, alinhados com as expectativas dos gestores e com foco na disponibilidade, sem perder a integridade e confiabilidade dos dados é o desafio.
The operational routine and its validation and monitoring processes are already consolidated in the Information Technology (IT) environment. In the Automation Technology (AT) environment we are slowly advancing, despite the great similarity in several processes, due to the difficulties of adapting the controls mainly regarding the response times and performance of the teams. While IT works to implement the tripod formed by confidentiality (security), integrity (data accuracy) and availability, rigorously in this sequence of priorities (CIA), AT seeks to meet production needs and prioritizes availability (AIC). Hence the initial conflict between models: immediate demand or detailed planning of activities within IT quality standards, but without impacting operational objectives. It's all a matter of vision and especially process management! What are the common guidelines? What are the similar processes? Finding affinity points, aligned with managers' expectations, but focusing on availability, without losing data integrity and reliability is the challenge of this work.
Palavras-chave
Governança; Automação; Gestão; Tecnologia Operacional
Governance; Automation; Management; Operational Technology
Como citar
Carmo, Cláudio Magno do;
Ribeiro, Gilmar Pinto;
Martins, Luciney Miranda.
GOVERNANÇA DE PROCESSOS NA AUTOMAÇÃO
,
p. 228-238.
In: 23° Seminário de Automação e TI,
São Paulo,
2019.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-33634