Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

25° Seminário de Automação e TI vol. 25, num.25 (2023)


Título

HOT CHARGE IMPROVEMENTS

HOT CHARGE IMPROVEMENTS

DOI

10.5151/2594-5335-40257

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Resumo

Objetivo deste projeto é redução de emissões CO2 e consumo de energia por meio do enfornamento a quente, melhorando a coordenação/sincronismo entre lingotamento contínuo e laminador de tiras a quente (LTQ), no nível de sequenciamento da linha, buscando aumentar a produtividade do Laminador de Tiras a Quente da ArcelorMittal Tubarão, em linha com as métricas anuais de aumento de produção do Laminador, através da alteração do processo de sequenciamento do Laminador de Tiras a Quente com otimização do processo de realocação de placas (redução de tempo e movimentos no pátio do LTQ) durante e após a formação da sequência/Line-up de laminação com foco na Temperatura de enfornamento da placa. O trabalho iniciou-se com a revisão de regras metalúrgicas de realocação de materiais, mapeamento dos processos (As Is), revisão da função objetivo e restrições do modelo matemático de otimização sequenciamento LTQ, avaliação oportunística utilizando Virtual Slabs(Placas aguardando vazamento/Lingotamento na Aciaria). Com implantação do processo/sistema espera-se conseguir potencial aumento de temperatura de placa no enfornamento a quente de placas, redução 10% consumo combustível do forno (relativo ao material que for realocado a quente), redução 10% emissões CO2, aumento rendimento metálico, redução Lead time, redução do risco de quebra material durante reaquecimento (importante para aços AHSS de nova geração, além do aumento na produção anual de 40kt do Laminador de Tiras a Quente da ArcelorMittal Tubarão

 

The objective of this project is to reduce CO2 emissions and energy consumption through hot charging, improving coordinated/synchronized between continuous casting and hot strip mill (LTQ), at the line sequencing level, seeking to increase the productivity of the Hot Strip Mill at ArcelorMittal Tubarão, in line with the drivers to increase production at the Hot Strip Mill, by changing the sequencing process of the Hot Strip Mill with optimization of the slab reallocation process (reduction of time and movements in the LTQ yard) during and after the formation of the sequência/Line-up of lamination with a focus on the temperature of slabs reheating furnaces. The work began with a review of metallurgical rules for reallocating materials, mapping processes (As Is), reviewing the objective function and constraints of the mathematical model for optimizing LTQ sequencing, opportunistic evaluation using Virtual Slabs( slabs still not produced, but already planned to be casted). With implementation of the process/system it is expected to achieve a potential increase in temperature slabs reheating furnaces, 10% reduction in fuel consumption in the furnace (relative to the material that is hot relocated), a 10% reduction in CO2 emissions, an increase in metallic yield, a reduction in lead time, a reduction the risk of material breaking during reheating (important for new generation AHSS steels, in addition to the increase in annual production of 40kt at the Hot Strip Mill at ArcelorMittal Tubarão

Palavras-chave

Enfornamento a quente; Emissão CO2, Consumo Energia; Otimização

Hot Charging; CO2 emission, Energy consumption; Optimization

Como citar

Assunção, José Fabiano Martins; Fagundes, José; Peruch, Leonardo; Januaria, Agnea; Knupp, Andler Roberto Moutinho; Pinto, Henrique Carneiro. HOT CHARGE IMPROVEMENTS , p. 66-78. In: 25° Seminário de Automação e TI, São Paulo, 2023.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2594-5335-40257