ISSN 2594-5327
72nd ABM Annual Congress — vol. 72, num.72 (2017)
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Resumo
As curvas limite de conformação (CLC) são utilizadas há mais de 50 anos. Propostas inicialmente para o desenvolvimento de produtos provenientes da indústria automobilística, em função das necessidades apresentadas pela indústria de estampagem elas são aplicadas atualmente de maneira geral na produção de inúmeros tipos de peças, oferecendo previsões de possíveis falhas e/ou defeitos durante as etapas do processo de estampagem. As CLC´s permitem prever o afinamento excessivo, enrugamento, estiramento e é claro, a fratura da peça. A raiz da curva limite de conformação (CLC0) é considerada como a mínima deformação obtida pela curva, ou seja, a obtenção de deformações superiores pode levar a peça a falha. As ligas de latão compostas por cobre e zinco, são utilizadas em inúmeras aplicações que necessitam de excelente estampabilidade, como o repuxo profundo, objetivado na fabricação de projéteis. Desta forma, torna-se interessante o entendimento da CLC ou CLC0 para liga de latão em estudo. A obtenção da CLC0 através de ensaios de tração uniaxial no plano da chapa pode ser realizada de acordo com corpos de prova de formatos específicos, como os propostos por Björklund e Nilsson (2014), IRSID (1975) e Wagoner (1980 e 1981). Concluiu-se que o corpo de prova proposto pelo IRSID (1975) é o que melhor se apresentou na determinação das deformações ε1 x ε2 e com rompimentos dos corpos de prova na região central.
The forming limit curves (FLC) have been used for more than 50 years. Initially, they were proposed for the development of products from the automobile industry. As the drawing industry advanced, the FLC are now applied in general to the production of numerous types of parts, offering predictions of possible failures and / or defects during the stamping process steps. The FLCs allow to predict excessive thinning, wrinkling, stretching and of course, the fracture of the part. The root of the forming limit curve (FLC0) is considered the minimum deformation of the curve, that is, higher deformations can cause the part to fail. The brass alloys composed of copper and zinc are used in numerous applications that need excellent stamping, such as the deep drawing, aimed at the manufacture of projectiles. In this way, the understanding of FLC or FLC0 for the studied brass alloy becomes interesting. In order to obtain the FLC0 by uniaxial tensile tests in the plane of the plate, it was used specimens of specific shapes, such as those proposed by Björklund and Nilsson (2014), IRSID (1975) and Wagoner (1980 and 1981). It was concluded that IRSID (1975) was the best geometry for the determination of the deformations ε1 x ε2, add to the fact that the rupture of the specimen was in the central region.
Palavras-chave
Latão, Curva limite de conformação, ensaio de tração uniaxial, estampagem
Brass, Forming limit curve, uniaxial tensile tests, formability
Como citar
Almeida, Leandro de;
Moreira, Victor Caso;
Andrade, Gustavo Tressia de.
INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DO CORPO DE PROVA NA OBTENÇÃO DA CLC0 DO LATÃO 90/10
,
p. 2171-2177.
In: 72nd ABM Annual Congress,
São Paulo,
2017.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-30627