Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

18º Simpósio de Mineração vol. 47, num.18 (2017)


Título

INFLUÊNCIA DA PRÉ-CONCENTRAÇÃO NO ÍNDICE DE ABRASIVIDADE DE MINÉRIOS DE COBRE E DE ZINCO

INFLUENCE OF PRE-CONCENTRATION ON THE ABRASION INDEX OF COPPER AND ZINC ORES

DOI

10.5151/2594-357X-30333

Downloads

Baixar Artigo 403 Downloads

Resumo

A utilização da pré-concentração de minerais é um processo já conhecido e que gera ganhos significativos em termos de aumento de teor de alimentação das usinas. Tal processo, porém, gera produtos de granulometria fina que dificultam, ou mesmo impossibilitam, a avaliação da abrasividade destes pelo ensaio de Bond, método mais utilizado atualmente na indústria mineral. O ensaio LCPC se apresenta, então, como uma alternativa para avaliação da abrasividade de materiais que se encontram em uma granulometria mais fina. O objetivo principal do trabalho apresentado neste artigo é avaliar o índice de abrasividade de minérios que passaram por um processo de pré-concentração e tal avaliação foi realizada por meio do LCPC. Foi possível observar que, para a amostra de cobre, a pré-concentração resultou em um concentrado de abrasividade menor que a alimentação, o que torna o processo vantajoso como uma etapa anterior ao beneficiamento propriamente dito. Já no caso do zinco, observou-se uma maior abrasividade no concentrado, o que sugere a concentração dos minerais abrasivos no concentrado, ao contrário do que seria esperado, que seria uma maior concentração de minerais mais abrasivos na ganga.

 

Pre-concentration is an already known process in the mineral industry that can result in an expressively increase of grades. This process, however, also generates fine products, whose particles sizes difficult or even unable to evaluate their abrasiveness by the Bond Abrasion Index. An alternative to evaluate the abrasiveness of fine materials is the LCPC method. The main objective of this work is to assess the influence of the abrasive index of ores that underwent a pre-concentration process. For one of the samples, the pre-concentration provided a concentrate less abrasive than the feed, which makes the process advantageous as a step prior to the processing. On the other hand, the zinc ore sample resulted in a concentrate more abrasive than the feed, which suggests the concentration of abrasive minerals in the concentrate, contrary to what would normally be expected.

Palavras-chave

Abrasividade, LCPC, Pré-concentração.

Abrasiveness, LCPC, Pre-concentration

Como citar

Peres, Larissa de Moraes; Bergerman, Mauricio Guimarães; Massola, Camila Peres. INFLUÊNCIA DA PRÉ-CONCENTRAÇÃO NO ÍNDICE DE ABRASIVIDADE DE MINÉRIOS DE COBRE E DE ZINCO , p. 105-113. In: 18º Simpósio de Mineração, São Paulo, 2017.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-30333