ISSN 2594-5327
68º Congresso da ABM — vol. 68, num.68 (2013)
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Resumo
A indústria automotiva é considerada um dos principais pilares econômicos do país, notadamente devido à sua grande capacidade de demanda de empregos e pela cadeia de fornecedores. Nas últimas décadas, em função da competitividade do setor, as indústrias automotivas vêm passando por grande reestruturação, principalmente na área de manufatura, onde é exigida desta área grande flexibilidade, capacidade de mudança e, cada vez mais, aumento de produtividade, para suprir o mercado interno e as exportações. O processo de soldagem a ponto por resistência elétrica vem sendo utilizado na indústria automobilística há varias décadas, sendo atualmente o processo mais aplicado na união dos variados tipos de conjuntos de peças em chapas de aço, que compõem a carroceria do automóvel. O presente trabalho será voltado para o comportamento da resistência dinâmica, com relação à deformação do eletrodo em chapas de aço sem revestimento, de espessura de 0,8 mm, utilizando equipamento de corrente alternada. Foram feitos gráficos de resistência dinâmica, potência ativa, energia dinâmica e gráfico de compensação do eletrodo para 1 ponto, 200 pontos e 400 pontos. Posteriormente foram analisadas as dimensões geométricas destes pontos através das macrografias e da resistência mecânica com ensaio de tração do ponto. Os resultados mostraram que a resistência dinâmica diminui com a diminuição da densidade de corrente, devido à deformação do eletrodo, apesar do acréscimo de corrente com a compensação. A energia dinâmica e a potência ativa aumentam com o aumento da densidade de corrente elétrica. Existe um limite de compensação de corrente devido à assimetria entre a passagem da corrente.
The automotive industry is considered one of the main economic pillars of the country, mainly due to its great capacity to demand jobs, and supply chains. In recent decades, according to the competitiveness of the sector, the automotive industries have undergone major restructuring, mainly in manufacturing processes, which requires flexibility, ability to change and increasing productivity to supply the internal and external markets. The resistance spot welding process has been used in the automotive industry for decades, being the most applied nowadays, in the joining of various types of steel plates, which makes the car bodies. This work is based upon the behavior of dynamic resistance concerning deformation of the electrode when welding uncoated steel sheet of thickness 0.8mm, using welding equipment with alternating current. Graphs of dynamic resistance, active power, dynamic energy and graphic compensation of the electrode for one point, 200 points and 400 points were made. Afterwards the geometrical dimensions of these points were analyzed by macrography and strength with tensile test. The results showed that the dynamic resistance decreases with the decrease in current density due to deformation of the electrode, in spite of the addition of the compensation current. The dynamic power and active power increases with increasing density of electric current. There is a current compensation limit due to the asymmetry between the passages of current.
Palavras-chave
Soldagem por ponto; Soldagem por resistência; Deformação do eletrodo; Indústria automotiva.
Spot welding; Dynamic resistance; Electrode deformation; Automotive industry.
Como citar
Venceguerra, Leandro Cardoso;
Batista, Márcio;
Furlanetto, Valdir;
Brandi, Sérgio Duarte.
O COMPORTAMENTO DA RESISTÊNCIA DINÂMICA COM RELAÇÃO À DEFORMAÇÃO DO ELETRODO NA SOLDAGEM A PONTO POR RESISTÊNCIA
,
p. 4549-4562.
In: 68º Congresso da ABM,
São Paulo,
2013.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-24091