ISSN 2594-5327
63º Congresso Anual da ABM — vol. 63, num.63 (2008)
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Resumo
O Brasil foi o primeiro país a adotar uma legislação específica para reduzir as emissões veiculares na América do Sul e o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) nos seus 20 anos de existência promoveu a redução de 98% de monóxido de carbono (CO), 95% de hidrocarbonetos (HC), 94% de monóxidos de nitrogênio (NOx) e de 92% de aldeídos. Freqüentemente o emprego de novas tecnologias para a redução de poluição em motores Diesel exige um aumento na pressão de injeção de combustível e da pressão de combustão, fazendo com que o motor trabalhe em condições cada vez mais severas. Nesse contexto, a camisa de cilindro é um dos componentes mais solicitados por suportar toda a pressão de combustão e uma das tecnologias empregadas para aumentar a sua resistência à fadiga é o roleteamento do raio de concordância. Esse trabalho tem como objetivo demonstrar que a difração de raios X pode ser empregada com sucesso tanto para a determinação da tensão residual induzida como também para identificar desvios nos parâmetros no processo de roleteamento.
Brazil was the first country in the South America to adopt a specific legislation to reduce vehicular emissions and Air Pollution Control by Automotive Vehicles Program (Proconve). In 20 years it promoted a reduction of 98% of Carbon Gas (CO), 95% of Hydrocarbon (HC), 94% Nitrogen Monoxide (NOx) and 92% of Aldehyde. Frequently, the new technology used to reduce Diesel engines pollution, needs an increase in injection and combustion pressure resulting in more severe operational condition for the engines. On this scenario, the cylinder liner is one of the most loaded components, which needs to have sufficient fatigue strength to withstand the combustion peak pressure and the technology used to do it, is rolling the radius between the flange and the body of the liner. By this way, it is possible to increase the fatigue strength up to 10 times of some components. The scope of this paper is to show that the x ray diffraction can be used successfully to determine the residual stress and to identify misalignments of the rolling process.
Palavras-chave
Roleteamento; Tensão residual; Difração de raios X; Motor diesel.
Deep rolling; Residual stress; X ray diffraction; Diesel engine.
Como citar
Perini, Rinaldo;
Lima, Nelson Batista de;
Mendes, Alexandre Schalch.
O USO DA DIFRAÇÃO DE RAIOS X PARA DETERMINAÇÃO DA TENSÃO RESIDUAL INDUZIDA PELO PROCESSO DE ROLETEAMENTO EM UMA CAMISA DE CILINDRO DE MOTOR DIESEL
,
p. 2395-2403.
In: 63º Congresso Anual da ABM,
Santos - SP,
2008.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0261