Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE CLIENTES DE PELOTAS DA VALE

QUALITY OPTIMIZATION SYSTEM FOR PELLETS SHIPPING AT VALE

DOI

10.5151/2594-357X-15790

Downloads

Baixar Artigo 83 Downloads

Resumo

O sistema de apoio à decisão SOP3-Qualidade, em uso na VALE, otimiza o planejamento dos embarques de pelotas de minério de ferro. A equipe de planejadores tem a tarefa de selecionar as pilhas de pelotas nos estoques que serão recuperadas em cada embarque. As propriedades químicas, físicas e metalúrgicas das pelotas nas pilhas são conhecidas. O objetivo é selecionar as pilhas de forma a garantir uma qualidade de atendimento de acordo com a especificação do cliente e minimizar desvios das propriedades das pelotas que serão embarcadas. Este planejamento é realizado através de uma sequência de etapas apoiadas por algoritmos que fornecem sugestões para o processo decisório. A primeira etapa determina, para cada embarque, quais estoques de pelotas têm o produto objetivado e as propriedades de acordo com o especificado para o cliente. A segunda etapa consiste na determinação das quantidades de pelotas que serão extraídas de cada estoque selecionado. A etapa final determina a ordem na qual as pelotas serão recuperadas. O sistema automatiza e formaliza o processo de atendimento de demanda de pelotas, o que permite mais agilidade na determinação das quantidades de cada estoque que irão compor cada embarque. Os modelos matemáticos utilizados para apoiar os algoritmos de otimização implementados foram capazes de representar com precisão as regras de negócio.

 

The decision support system SOP3-Quality, in use at VALE, supports the planning of pellet shipment loading. The quality guarantee team has the task of planning the pellets stockpiles that shall be reclaimed for each shipment. The chemical, physical and metallurgical properties of each stockpile are known. The objective is to perform ship loading operation minimizing quality deviation of the available stacked pellets. The iron ore pellet shipment planning is done following a sequence of steps. For each step there is an algorithm capable of providing supporting decision suggestions. The first step amounts to determine, for each shipment, which of the pellet stockpiles have properties that are adequate to be shipped according to client’s specification. The second step consists of proposing quantities of the selected stockpiles that fulfill each shipment loading. A final step decides the order in which the pellets are to be reclaimed. The system automates and formalizes the iron ore pellet ship loading process. It determines the quantities from each stockpile that will reclaimed for each customer cargo. The mathematical models supporting the implemented optimization algorithms were able to accurately represent the pellet business knowledge.

Palavras-chave

Pelota de minério de ferro; Atendimento de demanda; Apoio à decisão; Otimização.

Iron ore pellet; Demand fulfillment; Decision support; Optimization.

Como citar

Fonseca, Francisco; Silva, Rita Virgínia G. da; Rezende, Márcio; Castro, Rodrigo; Haddad, Ashraf; Freitas, Geraldo Gonçalves; Poggi, Marcus; Almeida, Elizio. OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE CLIENTES DE PELOTAS DA VALE , p. 806-813. In: 39 º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas e 10º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, Ouro Preto, 2009.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-15790