Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

68º Congresso da ABM vol. 68, num.68 (2013)


Título

PROPAGAÇÃO DE TRINCA POR FADIGA ASSISTIDA POR CORROSÃO DA LIGA 7475 T7351 SUBMETIDA A CARREGAMENTO DE VOOS SIMULADOS

CORROSION FATIGUE CRACK GROWTH OF 7475 T7351 ALLOY UNDER FLIGHT SIMULATED LOADING

DOI

10.5151/2594-5327-23093

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Resumo

A análise da vida em fadiga em amplitude variável associada à corrosão é bastante complexa, pois envolve a natureza randômica do carregamento associada aos fenômenos de corrosão, podem provocar fechamento devido a formação de óxidos ou cristais de NaCl na frente da trinca e deformação plástica. Neste contexto, este estudo avalia a vida em fadiga da liga 7475 T7351 submetida ao carregamento de voos simulados e névoa salina a 3,5% e 5%. Foi utilizada a tensão média de 80 MPa para o Twist, tensão máxima de 200 MPa para o Falstaff. Estes ensaios foram comparados às curvas em ar, obtidas sob as mesmas condições de carregamento. Observou-se que a falha ocorreu com maior número de voos em relação as curvas em ar, ou seja, a névoa salina não provocou fragilização e sim, retardo na velocidade de propagação da trinca. Foram utilizados os níveis de 100 (Twist) e 250 MPa (Falstaff) e 3,5% NaCl para comparar aos ensaios realizados a 80 MPa e 200 MPa, respectivamente. Os resultados para este aumento no nível de carregamento mostraram que a vida em fadiga diminuiu.

 

The corrosion fatigue crack growth analysis of 7475 T7351 is very complex, due the characteristic of random loading associated to corrosion phenomena, which can promotes crack closure due the corrosion products as oxides or NaCl crystals on crack tip beyond the plastic deformation resulted by loading. In this context, this research evaluates the corrosion fatigue life of 7475 T7351 under flight loadings; the salt spray content used was 3.5% and 5%. It was used the mean tension of 80 MPa to generates the Twist flight and maximum tension to generates Falstaff of 200 MPa. These tests were compared to air tests realized under the same flight loadings. It observed that the fatigue failure occurred with larger number of flights regarding air curve, in the words, the salt spray do not promotes the hydrogen embrittlement, it was observed retardation of crack growth. It was used high level tension of 100 MPa (Twist) and 250 MPa (Falstaff) to compare to tests realized on 80 MPa and 200 MPa, respectively. The results for high level tension showed that the fatigue life decreased.

Palavras-chave

Fadiga associada a corrosão; Liga de alumínio; Amplitude variável de carregamento.

Corrosion fatigue; Aluminum alloy; Variable amplitude loading.

Como citar

Chemin, Aline Emanuelle Albuquerque; Saconi, Felipe; Filho, Waldek Wladimir Bose; Ruchert, Cassius Olivio Figueiredo Terra. PROPAGAÇÃO DE TRINCA POR FADIGA ASSISTIDA POR CORROSÃO DA LIGA 7475 T7351 SUBMETIDA A CARREGAMENTO DE VOOS SIMULADOS , p. 1550-1561. In: 68º Congresso da ABM, São Paulo, 2013.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-23093