Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

71th ABM Annual Congress vol. 71, num.71 (2016)


Título

RECUPERAÇÃO DOS METAIS DOS CEMENTOS

METALS RECOVERY OF CEMENTS

DOI

10.5151/1516-392X-27559

Downloads

Baixar Artigo 834 Downloads

Resumo

A Votorantim Metais possui dois Smelters de Zn situados no estado de Minas Gerais, Brasil, um na cidade de Três Marias e outro na cidade de Juiz de Fora. A unidade de Juiz de Fora tem se caracterizado ao longo dos anos pela mudança de estratégia no que diz respeito a obtenção de matérias-primas, buscando oportunidades em materiais secundários ricos em Zn, em substituição ao concentrado de Zn, tornando-se ao longo do tempo cada vez mais uma unidade recicladora. O cemento é um material gerado na Hidrometalurgia do Zn, mais precisamente na etapa de purificação, e é composto basicamente por Zn, Cu, Cd, Co, Pb e Tl. A solução purificada, produzida após esta etapa é direcionada a eletrólise para produção de zinco eletrolítico. Atualmente em Juiz de Fora, todo cemento gerado é destinado a uma área específica da hidrometalurgia para seu tratamento e recuperação de Zn e Cd. Os demais metais são perdidos e dispostos na barragem de rejeitos. Na planta de Três Marias não existe área específica para tratamento desse material, e dessa forma, todo ele é estocado em depósito especial. O objetivo desse estudo é avaliar e propor uma rota alternativa de processo que permita uma maior recuperação de metais dos cementos de TM e JF, utilizando os ativos da planta de tratamento de cementos de JF levando dessa forma a redução da geração de resíduos enviados para as barragens de uma forma economicamente viável.

 

The cements of Juiz de Fora and Três Marias, basically is composed by Zn, Cu, Cd, Co, Pb and Tl, the elements are generated in hydrometallurgical Zn in step purification of concentrated neutral solution which is then designed to produce electrolysis zinc electrolyte. Currently in Juiz de Fora all generated material is treated in a specific area of hydrometallurgical plant, to recovery Zn and Cd. Other metals are disposed in dam. There is no specific area for treatment of this material at Três Marias plant and all of one is sending to special storage. The aim of this study is to evaluate and propose an alternative route of process that allows increasing metals recovery and reducing waste reduce waste generation in economical way.

Palavras-chave

Rendimento, Reciclagem, Recuperação, Resíduos, Sustentabilidade

Yield, Recycling, Recovery, Waste, Sustainability

Como citar

Penchel Júnior, Sérgio de Azevedo; Takayama Filho, Tone; Dias, Maria José; Mello, Livia da Silva. RECUPERAÇÃO DOS METAIS DOS CEMENTOS , p. 223-231. In: 71th ABM Annual Congress, Rio de Janeiro, 2016.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/1516-392X-27559