ISSN 2594-5297
49º Seminário de Laminação — vol. 49, num.49 (2012)
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Resumo
Objetivo deste trabalho foi identificar as principais causas do defeito de ponta aberta, bem como apresentar as principais ações tomadas para redução deste defeito. Empregou-se a metodologia de análise e solução de problemas (MASP) e análises metalográficas para identificar a origem do defeito. Foram realizadas inúmeras ações que culminaram com a redução do índice de paradas operacionais em 87,5% e a redução do número de sucata acidental em 84,1%. Além disso, foram obtidos ganhos referentes à melhoria das condições de trabalho através da diminuição do risco de acidente causado por este tipo de defeito.
The purpose of this paper was to identify the main causes of the Slip End defect as well as present the main actions that have been taken for in order to reduce this kind of defect. It has been used the methodology of analysis and solution of problems (MASP) and metallographic analyses to identify the defect’s origin. Many actions had been carried out which have culminated to a decrease in the operational stoppage index in 87,5% and a decrease of cobble in 84,1%. Besides all that, improvements of work conditions through the reduction of the risk of accident due to this kind of defect have been observed.
Palavras-chave
Ponta aberta; Parada; Sucata; MASP.
Split end; Stoppage; Cobble; MASP.
Como citar
Santos, Jéveson Batista dos;
Schultz, Erasmo;
Silva, Marco Aurélio;
Lima., Rosan Fernandes.
REDUÇÃO DA INCIDÊNCIA DO DEFEITO DE PONTA
ABERTA NA LINHA LEVE DA ARCELORMITTAL
CARIACICA
,
p. 211-221.
In: 49º Seminário de Laminação,
Rio de Jabeiro,
2012.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/2594-5297-22533