Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

Título

REDUÇÃO DAS PARADAS DE EMERGÊNCIAS DAS PLANTAS DE DESPOEIRAMENTO DA CSN

REDUÇÃO DAS PARADAS DE EMERGÊNCIAS DAS PLANTAS DE DESPOEIRAMENTO DA CSN

DOI

10.5151/2594-5335-0027

Downloads

Baixar Artigo 16 Downloads

Resumo

As plantas dos despoeiramentos da Casa de Corridas e “Stock-house” dos Altos Fornos 2 e 3 da CSN foram projetados para funcionamento contínuo sem qualquer tipo de parada não programada. Os motores dos exaustores devem funcionar em regime contínuo proporcionando a retirada constante de pó, sem paradas de emergência, sejam por falhas nos equipamentos ou processo. A soma dos conjuntos dos intertravamentos de segurança do motor, exaustor e processo promovem o desarme da planta em caso de falha. Após melhorias de implantação de novos equipamentos de campo e desenvolvimento das lógicas de controle, as paradas de emergência foram diminuídas, possibilitando índices mensais de parada zero no fim dos trabalhos. Assim, hoje, as plantas dos despoeiramentos da Metalurgia da Redução são mais estáveis e confiáveis, reduzindo a poluição ambiental por emissão de particulados. Os registros de ocorrências ambientais, devido a parada de emergência dos despoeiramentos foram minimizados no ano de 2003. Além disto, houve melhorias consideráveis na disponibilidade, desempenho e vida útil dos equipamentos devido a essa otimização. Como consequência, diminui-se também o tempo e custo gasto com a manutenção e análise das falhas.

 

As plantas dos despoeiramentos da Casa de Corridas e “Stock-house” dos Altos Fornos 2 e 3 da CSN foram projetados para funcionamento contínuo sem qualquer tipo de parada não programada. Os motores dos exaustores devem funcionar em regime contínuo proporcionando a retirada constante de pó, sem paradas de emergência, sejam por falhas nos equipamentos ou processo. A soma dos conjuntos dos intertravamentos de segurança do motor, exaustor e processo promovem o desarme da planta em caso de falha.

Palavras-chave

REDUÇÃO DE PARADAS, Compressores, DESPOEIRAMENTOS.

REDUÇÃO DE PARADAS, Compressores, DESPOEIRAMENTOS.

Como citar

MOTTA, RICARDO SEBASTIÃO NADUR; ROSSI, OSVALDO DE SOUZA; SILVA, JAQUELINE PATRÍCIA; VIEIRA, RONAILTON FURTADO. REDUÇÃO DAS PARADAS DE EMERGÊNCIAS DAS PLANTAS DE DESPOEIRAMENTO DA CSN , p. 258-268. In: 8º Seminário de Automação de Processos, Belo Horizonte, 2004.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2594-5335-0027