ISSN 2594-5327
68º Congresso da ABM — vol. 68, num.68 (2013)
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Resumo
O projeto teve como objetivo principal a redução de perdas de produção na 6ª(última) hora do turno na Mina de Fábrica Nova, via acompanhamento da massa movimentada por hora. Todo o desenvolvimento do projeto baseou-se na utilização da metodologia Seis Sigma. Buscou-se a criação de ferramentas para monitoramento sistematizado da produção do turno, desmembrado por hora. As análises compreendem a aferição da diferença percentual da massa média movimentada na 6ª hora, pela massa média movimentada entre a 2ª e 5ª horas do turno. Levamse em consideração as horas improdutivas internas e externas, que impactam na utilização física dos equipamentos de carga e transporte e conseqüentemente na massa movimentada. O conhecimento dos problemas impactantes da última hora do turno possibilitou uma tratativa eficaz para minimização das horas improdutivas geradas e conseqüentemente a otimização da utilização dos ativos. Obteve-se no período, setembro/2011 à agosto/2012, a redução de 50% da perda de produção na 6ª hora, saindo do patamar de 28% para 14% de perda, em relação à 2ª à 5ª horas, representando a otimização de 0,97 caminhão da frota de transporte de grande porte(CAT785). Como conclusão, ressalta-se que o desmembramento do turno, em horas, mostra-nos o quanto ele é heterogêneo. A sua avaliação é um campo fértil de trabalho e o êxito das ações depende de uma mudança cultural, que engloba aspectos técnicos e comportamentais. Em novas oportunidades, esta metodologia pode ajudar a resolver problemas das diversas áreas de produção, reduzindo as perdas horárias mais impactantes.
The project aimed the reduction of production loss during the 6th (last) hour of the shift at Fábrica Nova Mine through accompanying of the hauled mass per hour. The development of the project was based on the usage of Six Sigma methodologies. Tools were developed and applied to systematic monitoring of production of the shift, divided per hour. Analyzes involved the measurement of the percentage difference of medium hauled mass during the 6th hour, by the medium hauled mass between the 2nd and 5th hours of the shift. The study considered the internal and external unproductive hours, which impact over the utilization of the load and haul equipments, and consequently, over the hauled mass. The identification of the problems which impact the last hour of each shift opened the possibility to an efficient treatment for minimizing the unproductive hours generated and, consequently, the optimization of the assets. During the period (from September/2011 to August/2012), the production loss during the 6th hour was reduced in 50%; falling from the degree of 28% to 14% of loss, in relation to 2nd to 5th hours. What represents an optimization of 0.97 trucks from whole fleet (CAT785). In conclusion, the fragmentation of the shift, in hours, shows us how heterogeneous can it be. The evaluation of this heterogeneity is a fertile ground for improvement works and its success depends on a cultural change which involves technical and behavior aspects. On future opportunities, this methodology can be applied to solve problems from several production areas, reducing the most relevant hour losses.
Palavras-chave
Redução de perdas de produção; Utilização física; Horas improdutivas internas e externas.
Reduction of production loss; utilization; internal and external unproductive hours.
Como citar
Silva, Alysson Lazares;
França, Anderson Luiz da;
Alves, Davi Ferreira Queiroga;
Vitor, Marcílio Abreu.
REDUÇÃO DE PERDAS PRODUTIVAS NA ÚLTIMA HORA DO TURNO – MINA DE FÁBRICA NOVA
,
p. 3877-3889.
In: 68º Congresso da ABM,
São Paulo,
2013.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-23519