Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

Título

REFORMA DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DA PLANTA DE DESGASEIFICAÇÃO A VÁCUO DA USIMINAS

AUTOMATION SYSTEM OF SECONDARY REFINING PLANT AT USIMINAS – RH

DOI

10.5151/2594-5335-0003

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Resumo

Visando atender à demanda de produtividade e qualidade do mercado, a USIMINAS reformou sua planta de refino secundário de desgaseificação a vácuo (RH). O sistema de automação atual utiliza recursos de arquitetura cliente-servidor, possuindo estações de nível 1 para operação e controle da planta e estações de nível 2, compostas de modelos matemáticos, banco de dados, interface operacional e metalúrgica. Para implementar o sistema de nível 2 foi utilizado o ambiente VAI Standard Environment for Automation (VSE), que é um padrão da Voest Alpine para desenvolvimento, teste e operação de sistemas de automação. Recursos foram desenvolvidos visando melhoria de qualidade e aumento de produtividade na manutenção do sistema.

 

This work presents details about automation system of secondary refining plant at #2 steelmaking shop – RH of Usiminas. The system uses client- server architecture and it has two layers: level 1, responsible for the control and operation system and level 2, composed by mathematical models, database and operational interface. The level 2 system was developed inside the automation technology of Voest Alpine denominated VSE (Standard Environment for Automation). This is a project standard for development, test and operation of automation systems. The level 2 data are calculated, manipulated and stored by tasks. These tasks are executed in the VSE. Resources were developed aiming at quality improvement and productivity increase in the maintenance of the system.

Palavras-chave

Refino secundário; Automação; Desgaseificação a vácuo.

Secondary refining; Automation; Vacuum degassing.

Como citar

Barros, Rômel Vieira de Souza; Silva, Marlon José dos Anjos. REFORMA DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DA PLANTA DE DESGASEIFICAÇÃO A VÁCUO DA USIMINAS , p. 21-29. In: 9º Seminário de Automoção de Processos, São Paulo, 2005.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2594-5335-0003