ISSN 2594-360X
27º Seminário de Logística PCP Suprimentos Transportes — vol. 27, num.27 (2008)
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Resumo
Este artigo apresenta uma metodologia de implantação do indicador de desempenho global chamado OTIF (On Time In Full), potencializada pelas ferramentas de Lean Seis Sigma, que visa robustecer a gestão logística das organizações, através da otimização e sincronização dos processos da cadeia de suprimentos, com o foco na satisfação dos clientes. O trabalho detalha os conceitos do indicador e descreve como ele pode ser medido ao longo do processo logístico das empresas. Os principais resultados esperados com a implantação da metodologia são o aumento da satisfação e fidelização dos clientes e a aceleração da cadeia logística através do aumento da sincronia entre os processos, buscando-se um sistema enxuto (lean), otimizado (just in time) e sob controle (minimização da variabilidade – Seis Sigma). A metodologia proposta prevê a implantação do OTIF de maneira estruturada, levando-se em consideração a cultura organizacional envolvida e evitando-se as medições equivocadas. O diferencial da metodologia é o desdobramento do indicador ao longo de toda a cadeia logística, permitindo tanto uma visão externa em relação ao nível de serviço ao cliente, como uma análise interna dos processos.
This paper presents an implementation methodology of a key performance indicator called OTIF (On Time In Full), powered by Lean Six Sigma tools, that aim to improve the organization logistics management, through supply chain process optimization and synchronization, with focus in the customer satisfaction. The text details the indicator concepts and describes how it can be measured through the company’s logistic process. The main expected results with the methodology implementation are the increase of customers satisfactions and fidelity and the logistics chain acceleration by the improvement of the synchrony between processes, searching for a lean, optimized (just in time) and under control (variability minimization – Six Sigma) system. The proposed methodology forecasts the OTIF’s implementation in a structured way, taking into account the organizational culture and avoiding the missing measurements. The methodology’s difference is the indicator’s deployment through the logistic chain, allowing either an external vision related to the client service level and the process internal analyses.
Palavras-chave
Indicador; Despenho; Logística; Otimização.
Indicator; Performance; Logistics; Optimization.
Como citar
Oliveira, Ricardo Rezende de;
Araújo, Riberto de Barros.
ROBUSTECIMENTO DA GESTÃO LOGÍSTICA ATRAVÉS DO OTIF COM LEAN SEIS SIGMA
,
p. 54-65.
In: 27º Seminário de Logística PCP Suprimentos Transportes,
Porto Alegre,
2008.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0007