ISSN 2594-5327
64º Congresso Anual da ABM — vol. 64, num.64 (2009)
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Resumo
O desgaste abrasivo pode ser classificado em função do movimento das partículas atuantes na interface de desgaste: rolamento e deslizamento das partículas abrasivas entre as superfícies móveis. O predomínio de uma dessas dinâmicas é função dos parâmetros tribológicos. No presente trabalho uma metodologia recentemente desenvolvida foi utilizada para simular o deslizamento paralelo dos abrasivos usando seqüencias de riscos/sulcos. O equipamento especialmente desenvolvido e utilizado nesta simulação reproduz a ação de uma partícula abrasiva. De acordo com o tipo de mecanismo, e os parâmetros topográficos encontrados na referência, define-se a configuração do ensaio de simulação. A superfície abrasonada obtida em um teste de desgaste tipo roda de borracha é usado como referência para a simulação. A superfície obtida no ensaio roda de borracha mostrou o predomínio de riscos/sulcos paralelos causados pelo deslizamento das partículas abrasivas atuantes. Os resultados mostraram que a análise da superposição dos deslizamentos é a base que permite correlacionar os parâmetros topográficos da referência com as variáveis de controle da simulação. Foi desenvolvido um método para avaliar a profundidade média dos riscos/sulcos em função da distância entre eles (superposição). Desgaste ocorre para superposição maior que 80%. A metodologia da simulação produz uma superfície topograficamente e morfologicamente similar à referência.
Abrasive wear is currently classified according to different particle dynamics: a) the sliding of active particles on the sample surface and b) the rolling of abrasive particles between the surfaces. In this paper, instrumented laboratory tests are used to present a new methodology for the simulation of abrasive wear. The rolling of the abrasives is represented by a sequence of indentations, and the sliding of the active particle by a sequence of scratches. A new equipment was especially developed to reproduce the action of an abrasive particle. A worn surface produced in a rubber wheel abrasive wear test was used as the reference for the simulation. Its topography was assessed by using laser interferometry and SEM and showed that the prevailing wear mechanism was parallel scratches. The results showed that the superimposition of scratches is the basis which makes it possible to correlate topographical parameters of the reference to the controlling variables used in the simulation. A special method to describe the average depth of the scratches in function of the distance between them (superimposition) was developed. Wear occurs when superimposition is greater than 80%. This simulation methodology produced a surface topographically and morphologically similar to that of the reference.
Palavras-chave
Desgaste abrasivo; Simulação; Interações múltiplas; Riscos/sulcos.
Abrasive wear; Simulation; Multiple interactions; Scratching.
Como citar
Junior, Washiington Martins da Silva;
Mello, Jose Daniel Biasoli de.
SIMULAÇÃO DO DESGASTE ABRASIVO USANDO DESLIZAMENTOS PARALELOS
,
p. 2408-2419.
In: 64º Congresso Anual da ABM,
Belo Horizonte,
2009.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-15067