ISSN 2594-3626
Título
DOI
Downloads
Resumo
Diante da crescente degradação do meio ambiente causado pela atividade humana e das dificuldades encontradas pela indústria de fundição no descarte da areia de moldagem usada no processo de fabricação de peças, tem sido prioridade o desenvolvimento de equipamentos que venham a obter areias isentas de resíduos tóxicos. Mais especificamente, os rejeitos são areias de fundição, utilizados nos processos de moldagem e macharia, e que utilizam ligantes orgânicos, tais como: Shell Molding, Caixa Fria, Caixa Quente, CO2, entre outros, e que por suas características são prejudiciais ao meio ambiente quando alocados em aterros por ocasião de seu descarte, podendo contaminar o solo e eventuais mananciais hídricos. Para o tratamento da areia e a reutilização da mesma foram adquiridos para a regeneração das areias de Fundição, dois sistemas de Desmoldagem, Regeneração e Transporte Pneumático de Areia. No presente trabalho são analisados os impactos e a gestão dos impactos ambientais causados pela extração de areia e pelo processo de fundição, assim como, o passivo ambiental existente devido à armazenagem da areia de fundição não regenerada estocada na CASP.
The present work shows some process of sand regeneration making focus on the macanic system of sand regeneration used at Companhia Siderúrgica de Tubarão. Other points that were analyzed are the ambiental impacts that can be caused by the sand extraction, foundry process and the disposition of the residue. For this, some terms are used like cleaner production and polution prevention.
Palavras-chave
Areia; Gestão; Regeneração.
Sand; Manager; Regeneration.
Como citar
Morgan, Luciana Secolo;
Cândido, José Roberto.
SISTEMA DE REGENERAÇÃO MECÂNICA DE AREIA DA OFICINA DE FUNDIÇÃO DA COMPANHIA SIDERÚRGICA DE TUBARÃO
,
p. 24-31.
In: 26º Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades - Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais,
Salvador, BA,
2005.
ISSN: 2594-3626
, DOI 10.5151/2594-3626-0003